• 24 de fevereiro de 2024

URI/FW entrega projetos arquitetônicos para instalações da Susepe e Patram

 URI/FW entrega projetos arquitetônicos para instalações da Susepe e Patram

A URI, Câmpus de Frederico Westphalen, celebrou, no dia 18, a entrega oficial de projetos arquitetônicos desenvolvidos pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil às instalações da Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE) e à sede da Polícia Ambiental (PATRAM).

Na oportunidade, foram apresentadas as propostas elaboradas para a implantação de um Complexo Industrial-Prisional no Presídio de Frederico Westphalen, bem como a reformulação da fachada da nova sede da PATRAM. Estiveram presentes autoridades locais, comandantes regionais da SUSEPE e da PATRAM, bem como professores e alunos da universidade, celebrando a parceria entre a URI e as instituições públicas.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Civil, Jean Ricardo Favaretto, os projetos buscaram atender a demandas solicitadas em novembro de 2023, pelo presidente do Presídio de Frederico Westphalen e egresso da URI, Gabriel Guidini Camargo, e pelo sargento Fabiano Lima da Silva, comandante do 2º Grupo Ambiental do município.

– O desenvolvimento das propostas contou com três etapas: inspeção e medição dos locais, reunião de ajuste e apresentação das propostas. As demandas de ambas as instituições foram acolhidas e o projeto do complexo industrial-prisional buscou atender à necessidade de construção de um espaço em que os apenados possam trabalhar, após os estudos. Para isso, foi possível projetar um pavilhão de cerca de 225 m². Já a demanda da PATRAM foi referente à revitalização da fachada de uma nova sede, com a identidade visual da Polícia Ambiental – explicou Favaretto.

Além disso, o coordenador destacou que os projetos foram realizados em um curto espaço de tempo, sendo desenvolvidos pelos alunos formandos Pedro Klein, de Engenharia Civil, e Jean Farias, de Arquitetura e Urbanismo. “Isso comprova que nossos alunos estão bem preparados e conseguem atender às demandas feitas pela sociedade”, frisou o professor.

O desenvolvimento dos projetos, que têm o potencial de impactar positivamente a infraestrutura carcerária e o ambiente de trabalho da Polícia Ambiental na região, reafirma o compromisso da universidade com a comunidade e enaltece a importância do ensino, pesquisa e extensão na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para o desenvolvimento regional.

RS Norte

Noticias Relacionadas