• 24 de fevereiro de 2024

Projeto antigo casarão da Cemapa: A obra será efetivamente realizada?

 Projeto antigo casarão da Cemapa: A obra será efetivamente realizada?

O Poder Público de Frederico Westphalen, em ano eleitoral, anuncia e apresenta o projeto de revitalização do antigo casarão do Cemapa, localizado em frente à Prefeitura. São anos e anos que se fala e projeta obras neste local e as coisas não acontecem na prática. A população pergunta: “Desta vez a obra será executada ou vai ficar na mesma situação do prédio da antiga Prefeitura (em frente à Câmara de Vereadores), na qual também foi apresentado o projeto com manchetes e alarde, mas a obra não foi realizada?”.

Mais perguntas surgiram nesta semana? Há recursos para a execução da obra? Esta obra será iniciada neste ano ou ficará para os próximos 2, 4, 5, 10 ou 20 anos?

Projeto

O Projeto Cemapa foi anunciado após uma reunião entre a administração municipal e o Conselho de Cultura. Com um investimento estimado de R$ 1,4 milhões, a iniciativa busca recuperar o prédio para proporcionar um espaço multifuncional voltado à cultura, lazer, convivência e entretenimento dentro da área. Ainda, a intenção é trazer a participação das universidades locais, procurando unir o conhecimento acadêmico e cultural, e disponibilizar o espaço para a biblioteca municipal e abrigar o acervo histórico do município, possivelmente incluindo um museu, enriquecendo o acesso à história local. Segundo o vice-prefeito de FW, João Francisco Vendruscolo, este é um espaço nobre da cidade e esse projeto é um importante instrumento para as ações culturais. “Esta iniciativa tem a importância de disponibilizar um espaço histórico, área de recreação, educacional, preservação do meio ambiente, tudo em um só lugar. Estamos confiantes no nosso projeto, para uma futura contemplação nas leis de incentivo e com contrapartida do município”, frisa. Para o projeto, a Secretaria de Coordenação e Planejamento, que está à frente da demanda, disse que o processo de cadastramento na Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e na Lei Rouanet já foi realizado para que haja essa contrapartida financeira.

RS Norte

Noticias Relacionadas