• 20 de junho de 2024

Iraí: Secretaria da Saúde promove encontro sobre o Janeiro Branco

 Iraí: Secretaria da Saúde promove encontro sobre o Janeiro Branco

Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde participaram nesta quarta-feira,24, de um importante encontro com a psicóloga Ana Lúcia Gutkoski, de Frederico Westphalen. A profissional abordou sobre o Janeiro Branco, que neste ano tem como tema “Saúde mental enquanto há tempo! O que fazer, agora?”.

A psicóloga destacou a necessidade de os profissionais cuidarem da saúde mental como um todo. Ressaltou ainda, a importância da respiração no processo de acalmar a mente, para isso, realizou com os participantes várias dinâmicas que auxiliam neste processo e que podem ser colocadas em prática no dia-dia para amenizar a ansiedade e o estresse.

Outro ponto enfatizado por Ana Lúcia diz respeito a cor branca, que de acordo com ela, representa “folhas ou telas em branco” sobre as quais é possível projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar.

A iniciativa da Secretaria de Saúde, através da psicóloga Paula Savaris, a qual atua na Unidade Básica de Saúde, em promover este momento em alusão ao Janeiro Branco reflete a preocupação com a saúde mental dos servidores, destacando a importância do autocuidado e do bem-estar em ambientes de alta pressão e estresse.

Texto e fotos: AI/Prefeitura de Iraí

RS Norte

Noticias Relacionadas