Prefeitura confirma apoio para viabilizar nova sede da Delegacia de Polícia em Frederico Westphalen
A construção da nova sede da Delegacia de Polícia de Frederico Westphalen avançou mais um passo na tarde de segunda-feira, 20 de julho, durante reunião realizada no gabinete do prefeito Orlando Girardi. O encontro reuniu representantes do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), da Polícia Civil e da Administração Municipal para alinhar os encaminhamentos necessários à execução do projeto.
Participaram da reunião o presidente do Consepro, Alicildo José dos Passos, membros da diretoria da entidade, a delegada Aline Dequi Palma, os delegados Jacson Oilian Boni e Ercílio Raulileu Carletti. Representando o Executivo Municipal, também estiveram presentes o secretário de Planejamento, Valdenir Cadore, e o secretário de Administração, Ernesto Tarcísio Baggio.
O principal tema da reunião foi a viabilização da nova estrutura da Polícia Civil, que será construída no bairro Aparecida, na área onde funcionava a antiga fábrica de tubos. Para que a obra possa ser executada, o município dará apoio por meio de uma permuta envolvendo um terreno pertencente ao Estado, localizado em frente à Prefeitura, e a área destinada à construção da futura delegacia.
Durante o encontro, o presidente do Consepro detalhou ao prefeito as etapas já concluídas para tornar o projeto possível. Entre elas, destacou a realização do edital público para a venda de um terreno pertencente à entidade e a definição da empresa, que apresentou proposta de R$ 1,35 milhão. Os recursos arrecadados serão destinados à aquisição dos materiais que serão utilizados na construção do novo prédio.
A futura Delegacia de Polícia será edificada na Rua Guanabara, esquina com a Rua José Bonifácio e a Avenida João Muniz Reis. O projeto prevê uma edificação com 1.537 metros quadrados de área construída, distribuídos em subsolo, térreo e pavimento superior, oferecendo uma estrutura moderna para o atendimento da população e para o fortalecimento das atividades da Polícia Civil na região.
O prefeito Orlando Girardi reafirmou o compromisso da Administração Municipal com a iniciativa, garantindo apoio tanto na formalização da permuta quanto no pagamento da diferença de valor entre os imóveis envolvidos na negociação. Segundo ele, a participação do município será fundamental para assegurar o avanço do empreendimento.
O delegado Jacson Oilian Boni destacou que a nova estrutura deverá atender, inicialmente, duas delegacias, mas permitirá a ampliação dos serviços futuramente. “Queremos trazer para Frederico Westphalen novos órgãos para se instalar nesta nova estrutura, melhorando as condições para a prestação dos serviços e fortalecendo o atendimento à população de toda a região”, afirmou.
Considerada uma das principais demandas da área da segurança pública regional, a nova sede da Delegacia de Polícia representa um investimento estratégico para ampliar a capacidade operacional da Polícia Civil, oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e qualificar o atendimento prestado à comunidade de Frederico Westphalen e dos municípios da região.