• 24 de fevereiro de 2024

Prefeitos participam de audiência na FEPAM na defesa da liberação dos garimpos

 Prefeitos participam de audiência na FEPAM na defesa da liberação dos garimpos

Um grupo de autoridades e lideranças formado por deputados estaduais, assessores, prefeitos, presidente da Coogamai e proprietários de garimpos, estiveram reunidos na manhã desta terça feira (12), com o diretor-presidente da Fepam, Renato Chagas. O objetivo foi pedir agilidade nas licenças de operação da fábrica de pólvora, construída recentemente pela Cooperativa e associados. Esta medida irá permitir agilidade no retorno às atividades, paralisadas a mais de 4 meses.

Os prefeitos de Ametista do Sul, Jadir Kovaleski e de Rodeio Bonito, Paulo Duarte, participaram da audiência.

O Grupo explicou ao presidente da Fepam, que a intervenção trouxe enormes prejuízos e problemas sociais, como perda de renda, desemprego, e o comércio que sente muitas dificuldades em seguir de portas abertas, especialmente em Ametista do Sul que tem na extração sua principal atividade econômica. O diretor-presidente da Fepam disse que vai tratar do tema com urgência que o assunto requer, mas não fixou o prazo para a expedição das licenças de operação.

O prefeito de Rodeio Bonito Paulo Duarte, integrou a comitiva e destacou a importância do setor garimpeiro para o Município e a região, bem como a preocupação da Administração Municipal para com estes trabalhadores e suas famílias. Duarte, adiantou que o Município de Rodeio Bonito está preparando a doação de uma nova remessa de cestas básicas aos garimpeiros, repetindo a ação que já fez a meses atrás preocupado com a sustento das famílias que dependem desta atividade para a sua subsistência.  

“Queremos neste momento deixar uma mensagem de otimismo a todos os garimpeiros, salientando que esta classe, assim como todas as demais classes trabalhadoras, contam com o nosso apoio, esperamos que em breve possam retomar as suas atividades tendo reestabelecido o seu direito ao trabalho e a dignidade das famílias”, finaliza o prefeito Paulo Duarte.

RS Norte

Noticias Relacionadas