• 24 de fevereiro de 2024

HSVP terá novo equipamento para tratamento de pacientes oncológicos 

 HSVP terá novo equipamento para tratamento de pacientes oncológicos 

Ministério da Saúde contemplou o hospital com mais de 8 milhões de reais para aquisição de um acelerador linear

O Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, foi contemplado pelo Ministério da Saúde com R$ 8.826.550,00 para aquisição de um novo acelerador linear para o Serviço de Radioterapia. O equipamento será utilizado no tratamento de pacientes oncológicos da macro região norte do Rio Grande do Sul.

O responsável técnico do Serviço de Radioterapia,  Dr. César Augusto da Silva, explicou que a aquisição deste equipamento vai possibilitar um atendimento ágil, seguro e com mais resolutividade, bem como a maior satisfação dos usuários. “Atualmente, o nosso Serviço utiliza dois aparelhos, um de 2004 e outro de 2019, para atendimento de 120 pacientes por dia, sendo 75% pelo Sistema Único de Saúde. Com a chegada do novo acelerador linear poderemos ampliar a capacidade de tratamento em mais 40%. Isso significa que não haverá pessoas com câncer em lista de espera para radioterapia na região”.

O superintendente executivo do HSVP, Ilário De David, lembra que o Serviço entrou em funcionamento em 2004 para atender os pacientes oncológicos que necessitavam de tratamento radioterápico. “Já são quase vinte anos de experiência e resultados muito positivos, fruto do trabalho de uma grande equipe multidisciplinar, enfermeiros, médicos e físicos da unidade. Mas não basta termos os melhores profissionais, precisamos investir constantemente em tecnologia. O novo acelerador linear, o mais moderno do mundo, vai substituir um primeiro equipamento que estava em funcionamento desde a inauguração do setor”.

Convênio com o Ministério da Saúde 

A notícia sobre o convênio e a liberação dos recursos veio após encontro do secretário do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães Júnior, com o deputado federal (PT/RS) Elvino Bohn Gass e o professor Dr. Jaime Giolo, diretor do Campus Passo Fundo da Universidade Federal da Fronteira Sul.

“O presidente Lula nos determinou prioridade absoluta na questão do câncer no Brasil, especialmente em regiões que precisam atender uma grande população, como é o caso de Passo Fundo. Os recursos já estão garantidos, por meio de convênio assinado e em breve, o Hospital São Vicente de Paulo poderá comprar o mais moderno acelerador linear”, afirmou o secretário do MS.

O deputado federal (PT/RS) Elvino Bohn Gass, que auxiliou o hospital no trâmite final do projeto, junto ao Ministério da Saúde, comemorou a liberação do recurso. “O equipamento é de última geração e emite menos irradiação. Permite que as sessões de radioterapia sejam menos demoradas, reduzindo o tempo de tratamento de pacientes com câncer e abrindo espaço para que mais pessoas possam ser atendidas”.

Tecnologia sofisticada também para o ensino

O professor Dr. Jaime Giolo ficou muito feliz com o convênio e disse ser testemunha da importância da instituição de saúde para o atendimento da população local e regional, com destaque para os pacientes acometidos por diferentes tipos de tumor. “O Campus Passo Fundo da UFFS se empenhou, desde o início, para que o Ministério da Saúde acolhesse o projeto do hospital. O HSVP é também um local de ensino, sendo um dos parceiros estratégicos da universidade para a formação de profissionais da saúde, possibilitando o ensino prático em todos os níveis de complexidade, incluindo o uso de tecnologias sofisticadas, como esta que acaba de ser conquistada”. 

“É uma alegria muito grande a decisão do Governo Federal em contemplar o nosso projeto, certamente, o ganho será coletivo, população, acadêmicos e profissionais da saúde, pois na região não haverá outro acelerador linear com a mesma qualidade do equipamento que será instalado no Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo. Agradecemos profundamente ao deputado Bohn Gass e ao professor Jaime Giolo que nos ajudaram na articulação do recurso, e ao secretário do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães Júnior”, finalizou o superintendente do HSVP.

Ana Paula Koenemann – Comunicação HSVP Passo Fundo

RS Norte

Noticias Relacionadas