• 28 de maio de 2024

Hospital Universitário de Canoas assina Termo de Cooperação Técnica com Mãe de Deus

 Hospital Universitário de Canoas assina Termo de Cooperação Técnica com Mãe de Deus
Assessoria de Comunicação HU

A Fundação Educacional Alto Médio São Francisco (FUNAM), gestora do Hospital Universitário de Canoas (HU), e a Associação Educadora São Carlos (AESC), mantenedora do Hospital Mãe de Deus (HMD), assinaram na manhã desta quinta-feira (15) um Termo de Cooperação Técnica com a finalidade de estabelecer a mútua colaboração entre as instituições, visando ao aprimoramento de gestão em saúde e implementação de processos, bem como a realização de benchmarking científico e educacional. Na oportunidade, também foi apresentada a diretoria do Hospital Universitário (HU).
De acordo com o diretor geral do HU, Daniel Souto Silveira, a intenção é aproximar as duas instituições que possuem grande poder de atendimento aos pacientes. “Precisamos de qualidade, atender as demandas do município e recolocar o HU entre os melhores hospitais”, ressaltou. Um exemplo dessa parceria é a criação de uma central de comando de leitos, na qual é possível acompanhar, em tempo real, como estão as internações e evoluções de cada paciente.
O diretor médico do HMD, Euler Manenti, destacou a satisfação da relação com Canoas. “Esse hospital tem uma equipe muito valorosa. Acredito que aqui vivi a maior experiência como médico”, contou, recordando o período em que esteve em uma das coordenações do HU.
O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, fez um resgate histórico dos vários períodos do Hospital Universitário, com ênfase à preocupação de não deixar fechar uma instituição tão necessária aos canoenses e para mais de 170 cidades do RS. “Precisamos de foco, união e que toda essa expertise seja utilizada para voltarmos ao período de ouro desse hospital. A nossa grande missão é servir à população”, proferiu. Jairo foi enfático ao falar que a Prefeitura cumprirá seu papel de fiscalização ao atendimento prestado.
O executivo da FUNAM no projeto de gestão do HU, professor e médico Ruy Muniz, acredita que a boa gestão se faz com parcerias e união a fim de promover uma medicina avançada e de qualidade para todos. “A diretoria da FUNAM está feliz e cheia de expectativas com a celebração deste termo”, salientou.
O diretor institucional do Mãe de Deus, Thiago Baisch, relatou que essa parceria converge com a missão das irmãs da mantenedora do hospial, a Associação Educadora São Carlos (AESC), de ajudar o próximo. “Em 2021 o Mãe de Deus teve o melhor resultado da sua história, ocupa o sexto lugar entre os melhores hospitais do Brasil. Isso só faz sentido se levarmos adiante, em busca de uma saúde melhor, seja pública ou privada”, mencionou.
O diretor geral, Daniel, apresentou a diretoria do HU: diretora técnica, Raquel Almeida; diretor de Operações, Rafael Borges; diretor de infraestrutura, Leandro Becker; e diretora assistencial, Fátima Farias. Em nome dos diretores, Fátima falou da satisfação de servir a comunidade, fazendo o que se gosta e mudando vidas. “O hospital é feito por quem está na ponta, atendendo, salvando vidas”, disse referindo-se aos profissionais do HU.
Também participaram da cerimônia colaboradores do HU, o vice-prefeito de Canoas, Nedy de Vargas Marques, e o secretário municipal do Núcleo da Saúde de Canoas, Régis de Oliveira Júnior.
FUNAM – A Fundação Educacional Alto Médio São Francisco (FUNAM) assumiu o gerenciamento, a operacionalização e execução dos serviços de saúde do Hospital Universitário (HU), após ser vencedora do processo seletivo para contrato emergencial, realizado pela Prefeitura Municipal de Canoas. O termo de colaboração 003/22, entre a Prefeitura e a Fundação, tem a vigência de seis meses e passou a vigorar em 27 de janeiro de 2022. Desde então, a FUNAM está gerenciando o HU, com foco na melhoria do atendimento final à população e gestão de processos.

Assessoria de Comunicação HU

RS Norte

Noticias Relacionadas