• 20 de junho de 2024

Passo Fundo é a segunda cidade do Estado com mais vagas criadas com carteira assinada em 2023

 Passo Fundo é a segunda cidade do Estado com mais vagas criadas com carteira assinada em 2023

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que houve ampliação do número de postos de trabalho com carteira assinada em Passo Fundo durante o ano de 2023. Programas da Prefeitura, como o Café com Emprego, que insere o trabalhador no mercado de trabalho e a Escola das Profissões, que qualifica o trabalhador para o mercado de trabalho, fortalecem a geração de emprego no município

O prefeito Pedro Almeida destaca que Passo Fundo ultrapassou Caxias do Sul, demonstrando a capacidade de geração de vagas do município. “Se formos comparar, Caxias do Sul tem mais do que o dobro da nossa população e é um polo industrial de referência. Passo Fundo tem uma diversidade econômica com a prestação de serviços, o comércio, a indústria, o agronegócio e a construção civil, que são segmentos fortes na nossa economia. Por consequência disso, oferecem mais vagas de trabalho e geram mais empregos formais”, afirmou o prefeito. Passo Fundo fechou 2021 com 59 mil carteiras assinadas e passou para 69 mil carteiras assinadas em 2023, um crescimento de mais de 10 mil novos postos de trabalho nesses três anos.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira, conectar e ampliar o alcance e o acesso da população às vagas de empregos e qualificação profissional traz um desafio permanente à gestão municipal. “Oferecemos à população duas políticas públicas que impactam diretamente na criação de novos empregos formais. A qualificação para essa mão de obra é uma exigência cada vez mais evidente nas empresas, por isso, em 2023 formamos na Escola das Profissões mais de mil alunos nos 70 cursos gratuitos nos 3 eixos”, observou, complementando que, no Café com Emprego, foram preenchidas 400 vagas de trabalho em três edições realizadas no ano passado. “O resultado disto é que estamos colocando no mercado de trabalho formal profissionais mais qualificados, que entregam melhores resultados para as empresas”, esclareceu o secretário.
Com estas duas políticas públicas, a Prefeitura auxilia a comunidade na busca por vagas de trabalho e constrói cursos de qualificação e capacitação profissional, auxiliando os trabalhadores a preencher os postos de trabalho a partir das demandas por mão de obra manifestadas pelos setores produtivos e econômicos da indústria, comércio e prestação de serviços.

Dez municípios com maior criação de vagas

 Porto   Alegre — 14.083

Passo   Fundo — 3.478

Caxias  do Sul — 3.370

Canoas  — 3.348

Gravataí    — 1.892

Erechim     — 1.551

Rio     Grande — 1.441

Parobé  — 1.044

Viamão  — 1.041

Guaíba  — 979

RS Norte

Noticias Relacionadas