• 24 de fevereiro de 2024

Hospital de Clínicas chega ao marco de 200 cirurgias robóticas

 Hospital de Clínicas chega ao marco de 200 cirurgias robóticas

Com menos de um ano de atuação no HCPF, o robô da Vinci X já completou este expressivo número de procedimentos, consolidando o uso da tecnologia robótica em nossa macrorregião.

O Centro Regional de Cirurgia Robótica do Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HCPF) implementou tecnologia de ponta para procedimentos minimamente invasivos por meio do robô cirúrgico da Vinci X, proporcionando o acesso em nossa região a recursos disponíveis nos principais hospitais do mundo.

Nesta quarta-feira (31/01), a instituição atingiu a expressiva marca de 200 procedimentos cirúrgicos com a utilização desta plataforma, realizados em menos de um ano desde sua instalação. O momento foi lembrado com um bolo comemorativo, compartilhado com a equipe de enfermagem, de anestesistas e de cirurgiões que faz parte desta trajetória.

“A instituição atingiu uma marca gigantesca. A própria empresa fabricante considera o programa robótico com 100 casos dentro de um ano como um programa já de sucesso e o Hospital de Clínicas atingiu o dobro deste número em menos de um ano” evidenciou o cirurgião urológico Dr. Paulo Caldas, médico responsável pelo 200º procedimento robótico no HC.

O especialista atua na cidade de Chapecó e anteriormente necessitava se deslocar, juntamente com os pacientes, até a cidade de São Paulo para realizar procedimentos com a tecnologia robótica. “Esta oportunidade é maravilhosa, isto é mérito da própria instituição, especialmente Dr. Dal Vesco e o sr. Luciney, que abriram as portas para profissionais de toda região, também da equipe de enfermagem e internação, que são profissionais extremamente competentes e que nos apoiam muito.” pontuou.

Profissionais de diversas regiões do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina oportunizam aos seus pacientes o que há de mais moderno na área da saúde com o robô da Vinci X. A prostatectomia radical é o procedimento mais frequente no HCPF com o uso desta tecnologia, que também foi empregada em casos de nefrectomia, correção de hernia de hiato, hepatectomia, pancreatectomia, colectomia, mastectomia, entre outros.

O médico urologista Dr. Paulo Caldas pontua também as vantagens do procedimento cirúrgico realizado via robótica na área de urologia. “O robô da Vinci é o melhor robô que existe no mundo, está no mercado há mais de vinte anos, então é uma satisfação poder trabalhar com um equipamento de ponta, que é o melhor equipamento que existe no mundo. Com a cirurgia robótica a gente tem uma preservação muito superior em relação a outras técnicas e isso tem um desfecho no resultado clínico, com pacientes com menos risco de impotência e incontinência. Então é uma mudança muito significativa no pós-operatório.” enfatizou o cirurgião.

Sobre a cirurgia robótica no Hospital de Clínicas

A precisão dos movimentos e sua capacidade minimamente invasiva são os grandes diferenciais das cirurgias robóticas, que otimizam o trabalho da equipe de cirurgia, reduzindo a ocorrência de complicações e melhorando o processo de recuperação do paciente.

O Centro Regional de Cirurgia Robótica do Hospital de Clínicas conta com o Sistema Cirúrgico da Vinci X, com tecnologia de 4ª geração, utilizada para casos de alta complexidade e com o Robô Rosa, a mais recente tecnologia para procedimentos ortopédicos.

RS Norte

Noticias Relacionadas