• 25 de maio de 2024

OPINIÃO

 OPINIÃO

Empregos

Os setores da suinocultura, avicultura e turismo, entre outros,  estão garantindo a criação de mais empregos na região de Frederico Westphalen. Vários municípios apresentam saldo positivo na geração de empregos, mas em muitos outros ocorre uma partalisação da economia, assim como uma redução do inúmero de habitantes.

Novas lideranças

Uma pergunta é pertinente, no caso de Frederico Westphalen, faltando menos de um ano e meio para as próximas eleições: Quais são as novas e promissoras lideranças políticas que podem surpreender no pleito de 2024?

Reforma em 2026

Em eventual aprovação também pelo Senado, a Reforma Tributária só passa a vigorar a partir de 2026. Segundo a proposta, o período de transição para unificar os tributos vai durar de 2026 a 2032. A partir de 2033, os impostos atuais serão extintos.

Terceira faixa

Não sei como o Dnit não percebeu, ainda, que é urgente implantar uma terceira faixa na BR 386, a partir da empresa Bakof até o Posto Serrano. Certamente os engenheiros do Dnit irão ver isso e garantir a realização da obra.

Amzop e HPR

É preciso que a Amzop se triplique a atenção e ações que visam retomar as obras do Hospital Público Regional. A obra está parada, após constatados inúmeros problemas estruturais. Além da Amzop, evidentemente que a Administração Municipal de Palmeira das Missões deve estar preocupada com a situação.

Taça das Favelas

A Taça das Favelas conta com 25 cidades participantes, de várias regiões do Estado. O rol inclui os 23 municípios priorizados pelo RS Seguro entre os quais, Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre e Frederico Westphalen.

Taça das Favelas II

A competição será dividida em duas fases: Dia da Peneira, a partir de 15 de julho, e Torneios Regionais, a partir de 23 de setembro. A grande final está marcada para 18 de novembro, com transmissão ao vivo pela TV aberta. Serão premiadas as duas primeiras equipes colocadas, tanto no masculino quanto no feminino. Parabéns CUFA e a todos os envolvidos.

Inflação

Analistas do mercado financeiros reduziram a projeção de inflação em 2023 de 4,98% para 4,95%, conforme relatório Focus divulgado na segunda-feira (10) pelo Banco Central. Para 2024, 2025 e 2026, as estimativas para o IPCA foram mantidas, respectivamente, em 3,92%, 3,60% e 3,50%.

Expointer

A Comissão Organizadora do Pavilhão da Agricultura Familiar homologou as inscrições das agroindústrias, artesanatos, plantas e flores aptas a participarem do Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF) da 46ª Expointer. Vários empreendedores de Frederico Westphalen e região estarão presentes em Esteio.

Fica em Casa

A Receita Estadual iniciou dia neste dia14, o processo de inscrição dos contribuintes em situação de inadimplência com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2023 em Dívida Ativa da Fazenda Pública (DAT). De acordo com balanço da Secretaria da Fazenda (Sefaz), 10% dos proprietários de veículos estão em débito com o imposto (391 mil veículos). Pois é, “fique em casa e a economia a gente vê depois”.

RS Norte

Noticias Relacionadas