• 28 de maio de 2024

Hemodiálise em Sarandi: Um sonho da comunidade regional prestes a se tornar realidade em SarandiD

 Hemodiálise em Sarandi: Um sonho da comunidade regional prestes a se tornar realidade em SarandiD

A segunda-feira, 21 de agosto, foi um dia histórico para Sarandi. Na data, foi anunciada a instalação de um setor de hemodiálise no Hospital Comunitário Sarandi.

 
A implementação do serviço será a primeira ação da nova gestão do HCS. Após a aprovação unanime em assembleia realizada no dia 12 de agosto, a Associação Hospitalar Vila Nova, de Porto Alegre, assumirá no próximo mês a gestão dos serviços hospitalares e ambulatoriais no hospital.
A novidade foi divulgada direto de Porto Alegre, onde uma comitiva de autoridades locais e regionais participou de um encontro na sede da Associação Hospitalar Vila Nova. O serviço será viabilizado assim que for paga a emenda de R$ 1,5 milhão destinada pelo deputado federal Dionilso Marcon (PT) para a instalação dos equipamentos necessários.


Segundo o presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, Dirceu Beltrame Dal Molin, a sala que receberá as 19 máquinas para hemodiálise logo começará a ser preparada com a estrutura necessária para o funcionamento dos equipamentos e a expectativa é de que a emenda que viabilizará o serviço de hemodiálise em Sarandi seja paga muito em breve.


O Secretário Municipal de Saúde, Lenomar Alves de Jesus, explica que a hemodiálise é um procedimento que salva vidas, pois funciona como um “rim artificial” que filtra e limpa o sangue de pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves. “Atualmente temos em média 10 pacientes de Sarandi que viajam de três a quatro vezes por semana para outras cidades, como por exemplo, Carazinho e Passo Fundo. A disponibilização do serviço aqui proporcionará uma melhor qualidade de vida para essas pessoas e outras tantas da nossa região que também se deslocam para outros centros de referência, reduzindo custos, o tempo de viagem e tornando o tratamento mais humanizado”, disse.


“Os recursos indicados pelo deputado Marcon, em parceria com a direção municipal do partido, são a primeira grande notícia trazida pela Associação Hospitalar Vila Nova, buscando revolucionar a saúde especializada em nosso município, que voltará a ser polo regional de saúde. Nossa gratidão a ele pela atenção às nossas demandas e também ao Dr. Dirceu, presidente desse grande grupo hospitalar pela vontade de tornar Sarandi um lugar cada vez melhor. Obrigado também ao nosso secretário de Saúde, Leno, pelo empenho e a todos os prefeitos da região, vereadores, secretários e lideranças políticas que nos acompanharam no encontro que culminou neste grande anúncio para Sarandi e região. Cada grande conquista é um passo maior na direção do futuro de desenvolvimento e crescimento que a região merece!”, destacou o prefeito de Sarandi, Nilton Debastiani.


“É uma conquista muito importante para o povo de Sarandi e região. Hoje pacientes necessitam viajar por horas, enfrentar as estradas e o mau tempo para realizar a hemodiálise. Estamos muito felizes em poder contribuir com esse centro de referência através de uma emenda parlamentar de R$ 1,5 milhão que será repassada através do Fundo Estadual de Saúde. destacou Marcon.

RS Norte

Noticias Relacionadas