• 8 de dezembro de 2023

Prefeitura de Canoas retoma atividades do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

 Prefeitura de Canoas retoma atividades do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

PMC

PMC

A Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal da Educação, está intensificando as atividades de formação continuada e apresentação do plano de estudo para a comunidade escolar do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC.

No último mês, foram realizados diversos encontros com os estudantes do 1º e 2º ano das 44 escolas da rede municipal. Na oportunidade, os estudantes e professores são sensibilizados a participar do programa, bem como as famílias convidadas a contribuir com o Pacto e com a alfabetização das crianças. O objetivo é ampliar a conscientização sobre a importância da união de esforços entre docentes e familiares no processo de aprendizagem das crianças.

Na última segunda-feira (25), quatro turmas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire, no Bairro Guajuviras, se reuniram na Rua Brincante em frente à instituição para, de forma lúdica, desenvolver atividades junto aos mascotes do programa, os bonecos Alfa e Beto. A diretora da instituição, professora Elizabete Oliveira de Paula, destaca que tanto as famílias quanto professores e crianças já estão bem integrados com o programa de alfabetização. “Os professores tiveram uma formação, vão desenvolver o projeto e as famílias estão bem integradas, assim como as crianças também estavam bem empolgadas com toda a dinâmica que os professores já estão trabalhando em sala de aula. Cada um está dando o seu melhor nesse programa de equipe que está sendo executado na escola”, destacou.

Festa do Caderno, teatro de fantoches, assinatura de certificados com as mãos de tintas, entrega de brindes alusivos ao programa, várias são as dinâmicas que estão sendo empregadas para demonstrar aos alunos e as famílias dos estudantes a importância do comprometimento com a alfabetização.

A secretária da Educação, Beth Colombo, destaca que, com a adesão do Pacto, a rede municipal deve melhorar seus indicadores de alfabetização, sempre com foco no desenvolvimento das crianças. “Temos a oportunidade de oferecer aos nossos estudantes uma trajetória escolar satisfatória e contribuir para que eles conquistem um futuro melhor. Apresentamos o programa para todos os gestores das escolas e professores, com esse engajamento, a nossa expectativa é transformar o cenário da educação em Canoas. Além disso, o programa é uma chance excelente de recuperarmos também o tempo de suspensão das aulas durante a pandemia”, ressaltou.

O Pacto pela Alfabetização é um programa de mobilização, um compromisso de todos para garantir o direito de aprendizagem a todas as crianças em idade de alfabetização, desde a Pré-escola, e irá beneficiar cerca de 7,5 mil crianças da rede municipal de Canoas. A metodologia implantada é a do Instituto Alfa e Beto, mesma utilizada em Sobral/CE, principal referência em educação pública de qualidade no Brasil.

Sobre o Pacto pela Alfabetização
O Pacto pela Alfabetização atua para garantir o direito constitucional de cada criança à educação básica de qualidade. Utiliza uma metodologia baseada em evidências que permite acompanhar o desenvolvimento de cada aluno, cada turma e cada escola, avaliando conquistas e corrigindo lacunas de aprendizagem sempre que necessário. O programa ainda oferece apoio à prática pedagógica dos professores, por meio de capacitações; realiza modelagem de gestão, qualificando os processos de gestão do ensino e aprendizagem; e incentiva a atuação em rede, unindo pais, professores, gestores e demais membros da comunidade escolar pelo sonho da alfabetização.

Escritório de Comunicação PMC

Agostinho Piovesan

Noticias Relacionadas