• 28 de maio de 2024

Passo Fundo: Prefeitura inicia instalação de 150 novos contêineres nos bairros Cidade Nova e Rodrigues

 Passo Fundo: Prefeitura inicia instalação de 150 novos contêineres nos bairros Cidade Nova e Rodrigues

Ampliação da área conteinerizada integra as iniciativas do programa Cidade Limpa e prevê, além da expansão do número destes equipamentos à disposição da comunidade, o crescimento do percentual de coleta seletiva de resíduos no município

Lançado oficialmente em abril pela Prefeitura de Passo Fundo, o programa Cidade Limpa já está apresentando os primeiros resultados positivos na ampliação das iniciativas de conservação da limpeza urbana do município. Após anunciar a ampliação dos horários e dos dias semanais de coleta de resíduos sólidos domésticos, além de implementar carros de apoio e uma equipe dedicada a manutenção dos contêineres, o prefeito, Pedro Almeida, confirmou que, a partir desta sexta-feira (07), 150 novos equipamentos serão instalados na área urbana da cidade, sobretudo nos bairros Cidade Nova e Rodrigues. “Além destas duas localidades, outras regiões que apresentam uma alta demanda também serão contempladas”, disse o prefeito.

Conforme o secretário Municipal de Meio Ambiente, Rafael Colussi, a Secretaria elaborou um estudo técnico mapeando em quais áreas estão localizadas as maiores necessidades por contêineres. “Este é um projeto que vinha sendo elaborado pela Secretaria. Agora, com o programa Cidade Limpa, estamos trabalhando de forma articulada com outras secretarias e setores da gestão municipal, tornando mais ágil o processo de identificação das demandas e também a ampliação da área conteinerizada”, explicou.

Colussi comentou ainda que os contêineres também contribuem para a ampliação da coleta seletiva, o que fortalece o trabalho dos recicladores que atuam nas cooperativas de reciclagem conveniadas com a Prefeitura. “Uma das questões salientadas por estes trabalhadores é a necessidade de as pessoas separarem os resíduos domésticos, permitindo depois o aproveitamento dos materiais recicláveis. Com o aumento da área conteinerizada nós acreditamos que a comunidade entenderá a importância de separar o lixo, porque, além dos benefícios ambientais, é uma forma de gerar mais renda para os recicladores cooperados”, defendeu o secretário.

Foto: Michel Sanderi

RS Norte

Noticias Relacionadas