Frederico Westphalen: SeMMA recolhe mais de 20 toneladas de lixo eletrônico em ação desenvolvida na Semana do Meio Ambiente
Durante a semana passada, a Prefeitura de Frederico Westphalen, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SeMMA), realizou diversas ações de conscientização e preservação ambiental, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.
O cronograma foi desenvolvido com o objetivo de sensibilizar a população, incentivando a prática de ações em prol do meio ambiente e promovendo debates a respeito da importância de preservar os recursos naturais.
Ao longo da semana, foram distribuídas pela secretaria 225 mudas de árvores para a população, como forma de incentivar o cultivo e o cuidado com a natureza. Boa parte das mudas foi entregue no sábado (8), em uma parceria com o Horto Florestal da Creluz.
Também no sábado, aconteceu o Dia D para recolhimento e descarte correto do lixo eletrônico, realizado na Praça Matriz. Organizada em parceria com o projeto Recicla Frederico, a ação coletou 22,3 toneladas de resíduos eletrônicos, que foram destinados de forma adequada, reduzindo riscos de danos ambientais.
Outra ação importante relacionada à coleta de lixo eletrônico foi a instalação de um contêiner para descarte desse tipo de material no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Batistella. O espaço ficará aberto nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17h30min.
Além dessas atividades, na quinta-feira (6), foi dado início à nova fase do programa Arboriza Frederico, que promove a doação de mudas de árvores para plantio em locais públicos urbanos. Tais mudas são cultivadas no viveiro da Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen, em parceria com a Prefeitura de FW. Moradores que desejam aderir ao Arboriza Frederico e receber as mudas podem entrar em contato com a SeMMA pelo telefone WhatsApp (55) 9-9927-0866.
Ainda tiveram destaque na Semana do Meio Ambiente as palestras de educação ambiental em diversas escolas do município, voltadas aos estudantes da educação infantil e do ensino fundamental e o mutirão de adoções de animais. No mutirão, foram intermediadas pelas SeMMA dezenas de adoções de cães e gatos em situação de vulnerabilidade.