• 24 de março de 2025

Duplicação da BR-386, demanda apontada pelo RS NORTE ganha força em nível estadual e nacional

 Duplicação da BR-386, demanda apontada pelo RS NORTE ganha força em nível estadual e nacional

Encaminha-se um movimento forte envolvendo lideranças políticas, empresariais, cooperativas e outras instituições e entidades visando a duplicação da rodovia BR-386, de Iraí a Sarandi. A necessidade de mobilização em favor da duplicação é tema recorrente destacado pelo RS NORTE de Frederico Westphalen, através das suas plataformas digitais.

Gesiel Serra informou que o deputado federal Ubiratan Sanderson atua em favor da duplicação e que está previsto um primeiro encontro com a direção do Dnit no próximo dia 14. A partir disso se projeta um grande encontro regional, tendo a participação da bancada gaúcha em Brasília, da Amzop, empresários, cooperativas, entidades dos mais diversos setores para iniciam encaminhamento que garantam, aos poucos, a concretização dessa demanda histórica.

O deputado federal Covatti Filho recentemente também se manifestou pela necessidade de melhorias e obras de duplicação da rodovia.

O jornal RS NORTE tem feito, juntamente com ‘Na Tela do Costinha’, insistentes apelos em favor da mobilização regional.

Com a adesão da Bancada Gaúcha em Brasília – deputados e senadores – o movimento ganha força e leva em conta a importância da rodovia federal não apenas para a região Norte do RS, mas também para o Rio Grande do Sul e outros estados.

Importância da BR-386

As obras de duplicação prosseguem e devem ser concluídas nos próximos anos pela CCR Via Sul, até Carazinho. É hora de união e mobilização, a exemplo das lideranças da região Celeiro que se uniram para construir a ponte sobre o rio Uruguai, entre Porto Soberbo (Tiradentes do Sul) e El Soberbio, no lado da Argentina.

Carazinho a Sarandi.

A duplicação do trecho de 50 Km da a BR 386, entre Carazinho e Sarandi está mais próxima de acontecer. O DNIT abriu edital para contratar a empresa que fará o projeto de execução para duplica a via, com a inclusão do acesso a Barra Funda.

A BR-386, que liga Canoas na Grande Porto Alegre a Iraí, no Norte do Estado (divisa com Santa Catarina é um dos principais corredores logísticos de do Rio Grande do Sul. A rodovia Leonel de Moura Brizola – também conhecida como ‘Estrada da produção’ possui uma extensão de quase 500 km.

De Canoas a Carazinho a rodovias está sob concessão da CCR Via Sul que realiza obras de duplicação de Estrela a Carazinho. O trecho de Carazinho a Iraí está fora do plano de duplicação.

A rodovia é fundamental para o transporte de cargas e o deslocamento de pessoas, a Grande Porto Alegre até o Norte do Estado. A BR 386 parte de Canoas, e entre outras cidades passa por Lajeado, Estrela, Marques de Souza, Soledade, Carazinho, Sarandi, Boa Vista das Missões, Seberi, Frederico Westphalen e Iraí.

Denominação

Em 19 de dezembro de 2007, através da Lei Nº 11.620, esta rodovia, que até então era chamada de “Tabaí-Canoas”, “Rodovia da Produção”, ou ainda de “Rodovia Presidente Kennedy”, foi redenominada para “rodovia Governador Leonel de Moura Brizola”.

RS Norte

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