• 18 de maio de 2024

URI/FW mobiliza entidades para instalar o curso de Medicina

 URI/FW mobiliza entidades para instalar o curso de Medicina

Lideranças da região participam de mais uma reunião promovida pela universidade e confirmam apoio ao projeto

Sempre com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento regional e oferecer formação de qualidade, por meio da promoção do conhecimento, a URI, Câmpus de Frederico Westphalen, está se mobilizando para implantar o curso de Medicina. Com este intuito, a direção da universidade promoveu mais uma reunião na terça-feira, 30, no espaço do Small Farm Hub, com a participação de lideranças e representantes de entidades locais e regionais.

O encontro foi realizado para apresentar as ações já desenvolvidas, visando à instalação do curso. Com a mesma finalidade, outras reuniões já foram viabilizadas ao longo do ano, como forma de manifestar a intenção da URI/FW. Além disso, a direção da instituição de ensino superior também já esteve nos hospitais de Frederico Westphalen, Iraí, Rodeio Bonito, Seberi e Tenente Portela, expondo o objetivo e buscando parcerias para o desenvolvimento de estágios e outras práticas.

Segundo a diretora da URI/FW, Elisabete Cerutti, em todos os movimentos já realizados, a comunidade está apoiando a sequência do projeto. “Estamos muito focados no intuito da criar o curso de Medicina, pois sabemos o quanto ele ajudará a região, não apenas nos âmbitos educacional e da saúde, mas também movimentando todo o comércio, pois muitas pessoas passarão a residir em Frederico Westphalen e região. Como universidade comunitária, a URI busca promover proposições que ampliem o cenário de oportunidades para o desenvolvimento regional”, frisa a diretora.

Passo a passo

Os debates sobre a implantação do curso de Medicina na URI/FW iniciaram ainda em 2023, já tendo passado no Conselho de Câmpus, em novembro, sendo aprovado por unanimidade. Também, o Projeto Político Pedagógico está em fase de conclusão, devendo em junho ser aprovado nas instâncias acadêmicas na Câmara de Ensino (CAEN) e, posteriormente, no Conselho Universitário (CUN). A partir do Câmpus de Santo Ângelo, que se subscreveu ao edital – chamada pública para seleção de propostas para autorização de funcionamento de cursos de Medicina para o Programa Mais Médicos – divulgado de 7 de fevereiro de 2024, o próximo câmpus da URI a se submeter será o de Frederico Westphalen.

Participantes

Alguns representantes de entidades que estiveram no encontro no dia 30 se manifestaram elogiando a iniciativa. Um deles foi o presidente do Conselho de Saúde de FW, Adriano Reis. “Sabemos que é um desafio, que o processo é lento, mas contem conosco para alcançar este objetivo. Inclusive, vamos colocar esta pauta na reunião do nosso Conselho, no dia 8 de maio, para fazermos uma Moção de Apoio a esta iniciativa e fortalecer, ainda mais, a instalação do curso”, anuncia Reis.

Outro participante foi o presidente do Grupo Creluz, Elemar Battisti, que fez uma contextualização histórica da URI, desde a sua fundação, mostrando sua importância para a região. “Quero aqui demonstrar o meu apoio e reforçar que não desistam desta meta de criar o curso de Medicina, pois entendemos a dimensão deste projeto e queremos que dê certo. Vamos sonhar e conquistar, porque unidos conseguiremos ter este curso na URI/FW”, acredita Battisti.

RS Norte

Noticias Relacionadas