• 18 de maio de 2024

Exposol inicia em Soledade 

 Exposol inicia em Soledade 

Com a presença do vice-governador do Estado, Gabriel Souza, e de diversas lideranças foi aberta na manhã desta sexta-feira (28/04), no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, no município de Soledade, a Exposol – Feira Internacional. Até a próxima segunda-feira (01/05), o público pode visitar 21ª edição do evento. São cerca de 460 expositores contemplando todos os segmentos da economia. O acesso de pedestres ao parque é gratuito e os pavilhões podem ser visitados das 10h às 21h. A partir das 22h tem início os shows que integram a programação da feira. 

O vice-governador frisou, durante a solenidade de abertura realizada na manhã desta sexta-feira, o trabalho realizado para o equilíbrio financeiro do Estado e os planos para os próximos anos. “O Rio Grande do Sul viveu momentos difíceis e nós trabalhamos muito para colocar as contas em dia, o que é fundamental para o que o Estado possa prosperar. Hoje as contas estão 110% em dia. Agora precisamos investir naquilo que temos de melhor, que é o capital humano, ter um ambiente de inovação, seja no setor privado ou público, investir em pesquisa. E Inovação está no manejo do solo, na aquisição do maquinário, mas também na indústria e no comércio”, destacou Souza.

A prefeita de Soledade, Marilda Borges Corbelini, destacou a importância da feira para o desenvolvimento do município. “Nossa feira fomenta e incentiva o comércio local, gera emprego e renda. A Exposol é uma das maiores feiras multissetoriais do interior do Estado e nós vamos continuar inventando o amanhã e lapidando bons negócios”, frisou a gestora. 

O gestor da Aprosol, entidade organizadora da Exposol, Orlando Klein, destacou o trabalho dos colaboradores para que a feira pudesse acontecer. “Centenas de pessoas trabalharam de forma voluntária para fazer essa que é a mais charmosa das feiras do Estado. A criatividade e a modernidade estão presentes em todos os segmentos da feira. Os atrativos são muitos nessa 21ª Exposol”, frisou. 

A Emater/RS-Ascar é uma das entidades sócia-fundadoras da Associação Pró-Desenvolvimento do Município de Soledade (Aprosol) e na 21ª Exposol atua na organização dos pavilhões da Agricultura Familiar; Artesanato; e Pecuária de Corte, Ovinocultura e Bovinocultura de Leite.     

No Pavilhão da Agricultura Familiar são 65 empreendimentos distribuídos em 62 estandes, nos quais empreendedores de 40 municípios gaúchos divulgam e comercializam os produtos das agroindústrias familiares e artesanato rural. O Pavilhão é organizado pela Emater/RS-Ascar, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Fetag e possui patrocínio do Sicredi, Banrisul e Banco do Brasil. Após a solenidade de abertura, o vice-governador Gabriel Souza, acompanhado pelo secretario Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação Giovane Feltes e do Secretário geral adjunto da Secretaria, Clair Kuhn, visitou o Pavilhão da Agricultura Familiar e dialogou com os agricultores expositores.

Outro espaço que possui organização da Emater/RS-Ascar e da Aprosol é oPavilhão do Artesanato. No local são 40 artesãos que expõe e comercializam peças confeccionadas com diferentes materiais.

OPavilhão da Pecuária de Corte, Bovinocultura de Leite e Ovinocultura também possui forte atuação da Emater/RS-Ascar. No local estão sendo expostos diferentes raças de gado de corte, vacas leiteiras e ovelhasA organização do pavilhão é da Emater/RS-Ascar e Cotrijal.  Integrando as ações do Pavilhão acontece na segunda-feira (01/05) o julgamento da Raça Holandesa. 

Outro atrativo coordenado pela Emater/RS-Ascar, em parceria com o Sindicato Rural e o Jornal Informativo Regional, será o Segundo Concurso de Assadores de Churrasco, a ser realizado no domingo (31/05). 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Soledade

RS Norte

Noticias Relacionadas