• 20 de junho de 2024

Dois anos do robô CORI: tecnologia consolida HSVP como referência em medicina ortopédica

 Dois anos do robô CORI: tecnologia consolida HSVP como referência em medicina ortopédica

Há dois anos, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em parceria com o Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT), deu início a uma nova era nas cirurgias ortopédicas com a aquisição do robô CORI. A Instituição foi a primeira do Brasil a utilizar a tecnologia de segunda geração da empresa britânica Smith & Nephew em procedimentos de artroplastia total de joelho.

Nesse período, o equipamento robótico alcançou a marca de 300 cirurgias. O médico responsável pelo Serviço de Joelho HSVP/IOT, Dr. André Kuhn, destaca que os resultados alcançados desde a aquisição do equipamento superaram as expectativas da equipe. “A cirurgia robótica com o CORI nos possibilita o planejamento e a personalização cirúrgica. Isso se traduz em um melhor resultado funcional ao paciente. Estamos satisfeitos com os excelentes resultados alcançados nesses dois anos”, ressalta.

O robô CORI funciona como um apoio à cirurgia ortopédica. O cirurgião executa a tecnologia e consegue ter a tomada exata das medidas da área a ser operada, proporcionando maior precisão, qualidade cirúrgica e resultados mais efetivos. Além disso, a recuperação do paciente torna-se mais rápida, com diminuição da dor e menor tempo de hospitalização. 

Cirurgia inédita na América Latina

Um grande marco nesses dois anos foi a realização de uma cirurgia inédita de revisão de prótese total de joelho em um paciente de 40 anos, do sexo masculino, que recebeu alta hospitalar em apenas 72 horas. Segundo Dr. André, o CORI é o único equipamento que possibilita esse tipo de procedimento, sendo que cirurgias semelhantes foram realizadas somente nos Estados Unidos e Porto Rico, colocando a medicina ortopédica do HSVP/IOT em evidência.

1º Meeting de Artroplastia de Joelho

O sucesso das cirurgias com o robô CORI tornou Passo Fundo uma cidade referência em artroplastia de joelho. Em 2023, mais de 200 profissionais e cerca de 45 palestrantes de todo o país e América Latina participaram do 1º Meeting de Artroplastia de Joelho, organizado pelo HSVP/IOT. “A realização deste evento é um selo de qualidade técnica, profissional e científica do nosso Serviço de Joelho”, frisa Dr. André.

Dois anos do CORI

A tecnologia completa dois anos no Hospital São Vicente de Paulo no dia 26 de maio. Para Dr. André, a cirurgia robótica com o CORI consolida a credibilidade de resultados ao paciente. “O nosso retorno é, também, a satisfação profissional em ter uma boa tecnologia a oferecer à população. Estamos à frente de grandes centros e isso nos consolida cada vez mais como polo de referência em artroplastia de joelho”, conclui Dr. André.

O diretor técnico médico do HSVP, Dr. Adroaldo Mallmann, ressalta que o robô CORI representa o progresso das cirurgias ortopédicas. “Nossa Instituição investe em tecnologias de ponta como o CORI, permitindo a realização de procedimentos com ainda mais segurança e eficiência. Isso eleva os padrões de atendimento e reforça o nosso compromisso com a excelência médica”, afirma Dr. Adroaldo.

Créditos: Liliane Ferenci – Comunicação HSVP

RS Norte

Noticias Relacionadas