• 18 de maio de 2024

Deputado Paparico Bacchi apoia a pavimentação asfáltica entre Água Santa e Tapejara

 Deputado Paparico Bacchi apoia a pavimentação asfáltica entre Água Santa e Tapejara

As prefeituras de Água Santa e Tapejara, em parceria com as associações comerciais, industriais, de serviços e do agronegócio dos municípios (Acisat e Aciságua), realizaram nesta sexta-feira (11) um encontro regional para reivindicar celeridade na pavimentação asfáltica da ERS-428, no trecho de 12 quilômetros de estrada de chão que liga os munícipios no Norte do estado. “Juntos sonhamos. Juntos conquistamos”, foi a mensagem central do evento que reuniu parlamentares, representantes do governo estadual, dezenas de autoridades e lideranças da região que discutiram as alternativas para avançar na pavimentação do trecho que permite acesso à BR-285, uma das principais rodovias estaduais, facilitando o escoamento da intensa produtividade que há na região – somente em Tapejara são mais de 250 indústrias e cerca de 650 propriedades rurais.

O deputado estadual Paparico Bacchi (PL) participou da solenidade e destacou que o governador Eduardo Leite anunciou em 2020 o investimento no projeto de pavimentação, atendendo ao pedido de prioridade feito pelo parlamentar em 2019 – demanda aguardada pela comunidade regional desde 2009. “Enquanto parlamentar da região, fiz o dever de casa e cumpri a missão de interceder por expressivos investimentos nas regiões Nordeste e no Alto Uruguai. Fui efetivo nas mais profundas reformas administrativas que o Rio Grande do Sul já teve. Cortamos privilégios como a vergonha da aposentadoria especial dos deputados. Ajudamos o governo a colocar as contas em dia, enfrentando temas complexos com intenso corporativismo e quebramos o paradigma em importantes privatizações. Assim, foi possível retomar investimentos em infraestrutura, saúde e demais ações necessárias para impulsionar o desenvolvimento econômico regional e proporcionar mais qualidade de vida ao cidadão”, salientou o parlamentar.

Sem projeto, não há obra
Na solenidade, Paparico Bacchi reforçou que o governo só tem condições de investir na pavimentação após a conclusão do projeto de engenharia. “Hoje, celebramos a grande conquista da pavimentação asfáltica na ERS-430, no trecho entre Tapejara e Charrua, pois neste trecho já havia projeto. Por isso, quando assumi o mandato em 2019, reivindiquei ao governador a prioridade na elaboração do projeto referente ao trecho entre Água Santa e Tapejara, na ERS-428. O projeto está em andamento desde 2020 e agora, com o expressivo recurso que entra no caixa do governo a partir da privatização da Corsan, vamos cobrar que se realize a obra de pavimentação”, destacou o deputado.

O presidente da Acisat, André Escuro, defendeu que a iniciativa é crucial para colocar os municípios nas grandes rotas comerciais do RS. “O asfaltamento de 12 quilômetros é algo tão pequeno perto que isso pode gerar de retorno ao Estado”, afirmou Escuro. “Boas estradas diminuem custos de produção e perdas econômicas para todos”, conclui o prefeito de Água Santa, Eduardo Picolotto. O prefeito de Tapejara sintetizou que a solenidade demonstrou maturidade política. “Hoje é um momento histórico, de orgulho, onde conseguimos trazer lideranças de todos os partidos”, afirmou Evanir Wolff (BIG).

De acordo com o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer), o projeto de pavimentação citado pelo parlamentar está em andamento e deve ser concluído em novembro deste ano.

Presenças
Presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Água Santa (Aciságua), Alana Oliveira; Presidente da Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (AMUNOR), Douglas Rossoni; Presidente da Câmara de Vereadores de Tapejara, Deberton Fracaro (Betinho); Vice-prefeito de Tapejara, Rodinei Bruel; Secretário Estadual do Trabalho, Gilmar Sossella; Deputado estadual, Luciano Silveira; Prefeito de Getúlio Vargas, Maurício Soligo; Representante da deputada Eliana Bayer, Liara Leal; Representante da deputada Franciane Bayer, Viviane Tiburski; Representante do deputado Pasin, Felipe Fontanella; Representante da deputada Silvana Covatti, Paulo Mantovani; Comandante da Brigada Militar, Tenente Rodinei Veloso; Presidente do Sindilojas, Seger Luiz Menegaz; Ex-prefeito de Tapejara, Vilmar Merotto; Presidente dos Bombeiros Voluntários, Édio Sbeghen; Bombeiro comandante Éder dos Santos; Prefeito de Coxilha, João Mânica; Prefeito de Ibiaçá, Ulisses Cecchin; Vice-prefeito de Ibiaçá, Jones Cecchin; Prefeito de Gentil, Alcenir Dalmago; Prefeito de Ibiraiaras, Douglas Rossoni; Prefeito de Santa Cecília do Sul, João Pelissaro; Prefeito de Vila Lângaro, Anildo Costella; Vice-prefeito de Vila Lângaro, Alencar Biazotto, e o Prefeito de Sananduva, Antuir Ricardo Pansera.

RS Norte

Noticias Relacionadas