• 20 de abril de 2024

Corsan realiza melhorias em vários municípios do Norte do RS

 Corsan realiza melhorias em vários municípios do Norte do RS

Corsan qualifica estruturas de atendimento e fornecimento de água em Nonoai

As estruturas físicas da Corsan para atendimento ao público e abastecimento foram revitalizadas em Nonoai, pela Superintendência Regional Planalto (SURPLA), com sede em Passo Fundo. Foram feitas melhorias no escritório, com a ampliação e   padronização do local de atendimento aos clientes, e no laboratório de análises da água, que ganhou mais espaço. O reservatório central recebeu manutenção, para que haja maior segurança na distribuição de água aos mais de 13 mil moradores.

Essas melhorias integram o conjunto de 356 ações que vão marcar os 100 dias de operação da Corsan com gestão da Aegea, que serão comemorados em outubro. Serão investidos até lá R$ 100 milhões em intervenções, como reparos emergenciais, construção de abrigos e cercamento de poços, reforma de reservatórios e adequação de unidades operacionais.

Melhorias no sistema de captação de água garantem segurança no abastecimento de Iraí

A conclusão das obras de melhorias da Corsan no sistema de captação junto ao rio do Mel, em Iraí, trouxe mais segurança e qualidade na distribuição de água potável no município. O fornecimento ficava comprometido especialmente durante os períodos de cheias, quando o manancial transbordava e o abastecimento era afetado para mais de 3,5 mil economias.

Foi feita uma barragem de elevação de nível junto ao rio e reformada a estrutura de captação de água. As melhorias integram um conjunto de obras – ao menos uma em cada município – nas cidades gaúchas onde a Corsan atua sob gestão da Aegea. Também fazem parte dos projetos previstos para 100 dias de atuação da empresa, que serão comemorados em outubro.

Serão investidos R$ 100 milhões em 356 intervenções, como reparos emergenciais, construção de abrigos e cercamento de poços, reforma de reservatórios e melhorias das unidades operacionais.

Na Superintendência Regional Planalto (SURPLA), com sede em Passo Fundo, da qual Iraí faz parte, serão executadas pelo menos 70 melhorias.

Investimentos em Erval  Seco incluem município no Novo Marco Legal do Saneamento

Obras da Corsan em andamento em Erval Seco estão capacitando o município para atender ao Novo Marco Legal do Saneamento, que estabelece a universalização dos serviços de coleta e tratamento de água até 2033. Já está concluída a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e restam agora a instalação dos primeiros 3,9 quilômetros de rede coletora e os ramais que vão ligar esse sistema até as residências.

O investimento vai permitir a inclusão de pelo menos 100 economias no sistema de tratamento sanitário. Em sua capacidade máxima de operação, a ETE de Erval Seco poderá processar com eficiência até 10 litros por segundo do material, volume que permitirá também o tratamento de processos alternativos. É o caso, por exemplo, do recebimento de cargas de caminhões de empresas especializadas no recolhimento de esgoto, que poderão fazer ali a destinação final, adequada e segura.

Foram feitas melhorias também na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Erval Seco. Atendendo a uma recomendação do Ministério Público do Trabalho, foi instalada uma série de dispositivos que conferem maior segurança operacional aos funcionários e técnicos. Equipamentos como rampas de acesso, escadas, guarda-corpos, passarelas, corrimãos e demais estruturas metálicas integram a mudança.

Além disso, foi reformado um reservatório com capacidade de armazenar 100 metros cúbicos de água. Isso trará maior capacidade de reservação, segurança, qualidade e ampliação ao sistema. Atualmente, a Corsan atende mais de 1,4 mil economias no município.

Os serviços são executados pela Superintendência Regional Planalto (SURPLA), com sede em Passo Fundo, em parceria com a empresa Gomes & Gomes. Fazem parte das ações planejadas para os primeiros 100 dias de atuação da Corsan com gestão da Aegea, que serão comemorados em outubro.

Investimentos da Corsan em Ametista do Sul trazem mais segurança à distribuição de água

Um novo reservatório, com capacidade para armazenar 200 metros cúbicos de água tratada, vai trazer mais segurança ao abastecimento das mais de 2,4 mil economias e 7 mil moradores atendidas pela Corsan-Aegea em Ametista do Sul. O trabalho da Superintendência Regional Planalto (SURPLA), com sede em Passo Fundo, foi executado em pareceria com a empresa Tecnika Engenharia, de Santa Rosa.

Foram concluídos a desforma das paredes do novo reservatório, regularização da superfície interna, impermeabilização da estrutura, fixação de tubos de entrada e saída de água, expurgos, pintura e acabamentos. Desta forma, ampliou-se a capacidade de armazenagem na Estação de Tratamento de Água (ETA), o que deve evitar eventuais interrupções na distribuição aos moradores. O trabalho integra o conjunto de obras – ao menos uma em cada município – nas cidades gaúchas onde a companhia atua.

RS Norte

Noticias Relacionadas