• 28 de maio de 2024

Depois de 30 anos, Erechim vai ter nova central de britagem e usina de asfalto quente

Depois de 30 anos, Erechim vai ter uma nova central de britagem e, pela primeira vez, uma usina de asfalto quente (CBUQ). A modernização do setor de obras, da Prefeitura de Erechim, vai aumentar a eficiência dos serviços públicos à população, com reflexos no desenvolvimento econômico do município para os próximos anos. Os investimentos nos novos maquinários, com tecnologia mais moderna, são superiores a R$ 4,5 milhões e integram o maior plano de investimentos da história do município: o Investe + Erechim.

O secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social de Erechim, Mario Rossi, foi conferir a montagem da usina de asfalto quente, na manhã desta segunda-feira (17), as obras da casa de comando da nova central de britagem e verificar como está a regulagem dos equipamentos.

Central de Britagem

Segundo o secretário, as seis esteiras da nova Central de Britagem e o britador VSI estão praticamente instalados, faltam alguns ajustes, como acertar a regulagem dos equipamentos. “São processos integrados e que se complementam, se um não funcionar bem quebra as etapas e a produção final”, ressalta.

Usina de asfalto quente

“A nova usina de asfalto quente está sendo montada, por partes, é um trabalho complexo que requer suporte de guincho e, principalmente, tem que seguir todas as especificações técnicas de instalação para que a usina funcione sem problemas e consiga entregar a produção estimada de 60 toneladas por hora de massa asfáltica”, explica o secretário, Mario Rossi.

Mais eficiência e qualidade de vida

Segundo o prefeito de Erechim, Paulo Polis, toda esta estrutura é um avanço muito grande para Erechim, porque é o que há de mais eficiente em produção de asfalto hoje no Brasil, e, também, porque depois de 30 anos, o município está refazendo toda esta estrutura essencial para manutenção das ruas.

“Isso vai fazer toda a diferença para o desenvolvimento da cidade nos próximos anos, vai reduzir custos, aumentar a resistência da malha asfáltica, enfim, vai entregar mais eficiência dos serviços públicos e, como resultado, mais qualidade de vida para a população”, ressalta o prefeito Polis.

RS Norte

Noticias Relacionadas