• 20 de abril de 2024

Creluz promove evento alusivo ao dia da árvore em Rodeio Bonito

 Creluz promove evento alusivo ao dia da árvore em Rodeio Bonito

A realização de um evento alusivo ao Dia da Árvore, que transcorre em 21 de setembro, tem se tronado tradicional no calendário de eventos da Creluz. Na última semana a data foi mais uma vez celebrada em Rodeio Bonito no Centro Cultural, na sexta-feira dia 22 de setembro, com a programação transcorrendo durante todo o dia e contando com a parceria da Administração Municipal de Rodeio Bonito, CIGRES e Emater/RS Ascar.

 A atividade cujo o objetivo principal é conscientizar estudantes e a comunidade em geral sobre a importância da preservação das árvores e do meio ambiente, chamando a atenção para a preservação do meio ambiente e o papel essencial que as árvores possuem para o ecossistema. As árvores capturam gás carbônico da atmosfera, funcionando como reservatórios de carbono; fornecem alimento para vários organismos vivos, inclusive para os seres humanos; produzem oxigênio, ajudam a evitar a erosão do solo e são responsáveis por melhorar a umidade e a qualidade do ar devido à evapotranspiração.

A programação do Dia da Árvore em Rodeio Bonito iniciou ainda pela manhã com a abertura oficial e pronunciamento das autoridades, tendo continuidade com a palestra sobre o trabalho desenvolvido no Horto Florestal da Creluz, ministrada por Adriano Bossi, técnico em agropecuária, agroecologia e de gestão ambiental da Cooperativa. Em seguida aconteceu a segunda palestra da manhã, sobre o panorama de resíduos sólidos urbanos da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, com Carlos Eduardo Balestrin Flores, mestre em engenharia civil e ambiental do CIGRES. Ainda pela parte da manhã, foram realizadas entregas de mudas e material educativo de conscientização ambiental.

A tarde, a programação foi retomada com a palestra sobre meio ambiente e sustentabilidade, com Diego Hider Maciel, biólogo especialista em ciências ambientais e especialista em agroecologia e logo em seguida apresentação sobre educação ambiental, proteção de nascentes e recuperação de ecossistemas organizada pela Emater/RS Ascar. Também a tarde, foram entregues mudas e material educativo de conscientização ambiental.

Durante todo o dia a Creluz esteve presente no local com tendas instaladas, onde os colaboradores estiveram distribuindo mudas de árvores nativas produzidas no Horto Florestal e material educativo de conscientização ambiental para a comunidade em geral.

RS Norte

Noticias Relacionadas