• 20 de abril de 2024

Acadêmicos da URI fazem visita técnica ao Centro de Inovação e Tecnologia (CIT)

 Acadêmicos da URI fazem visita técnica ao Centro de Inovação e Tecnologia (CIT)

O Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) de Erechim realizou, na noite desta segunda-feira (25), um encontro com a turma de engenharia mecânica da URI- Erechim. A visita técnica à sede do CIT faz parte da disciplina Projeto Integrador – Introdução ao Mundo Tecnológico. Os acadêmicos foram recebidos pelo diretor do CIT, Fabricio de Oliveira, pela coordenadora da Juventude Empreendedora, Josiani May, e os mentores, Gabriel Alberti e Paula Marins, que explicaram sobre a importância da mentoria às startups iniciantes.

Prefeitura e CIT

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, o CIT está sempre aberto e pronto para receber a comunidade, empresas, acadêmicos de instituições de ensino, estudantes, para que conheçam o trabalho realizado no centro.

URI

Conforme o professor do curso de engenharia mecânica e mentor de projetos de inovação da CIT, Dolir Varela, a finalidade da visita técnica é fazer com que os acadêmicos conheçam a estrutura, equipe, e os projetos que são desenvolvidos no CIT. “Assim como as oportunidades que estão abertas para desenvolvimento de startups, aceleração de negócios, incubação de empresas, e tudo que o Centro de Inovação pode oferecer ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para a área da engenharia mecânica”, afirma.

O professor e mentor destaca a parceria entre a universidade e o Centro de Inovação. “A URI entende a importância destas iniciativas para o aprendizado dos alunos e o grande potencial para escalar o desenvolvimento de produtos, serviços e negócios inovadores, dentro dos cursos de engenharia e da universidade. A visita é uma excelente oportunidade para se criar uma cultura de empreendedorismo inovador e inserir a comunidade acadêmica no ecossistema de inovação”, ressalta ele.

CIT

Conforme o diretor do CIT, Fabricio de Oliveira, as ações com os alunos de instituições de ensino, no espaço do CIT, fazem parte de um planejamento para aproximar, cada vez mais, a atuação do CIT com a comunidade. “Os alunos trazem experiências importantes das suas vivências acadêmicas e têm a oportunidade de conhecer o trabalho realizado pelo CIT e das empresas parceiras, âncoras e incubadas”, comenta.

E, acrescenta, “na oportunidade, pudemos apresentar a eles, também, o trabalho de alguns de nossos mentores do Programa Rede de Mentores CIT, que visa aproximar e capacitar todos os atores do Ecossistema de Inovação e Tecnologia. Esse projeto vem evoluindo de forma significativa e começa a gerar bons frutos para as atividades desenvolvidas no Centro de Inovação e Tecnologia”.

Acadêmico

“O CIT é ótimo para aprimorar ideias e torná-las realidade. É uma oportunidade ótima para as pessoas otimizarem seus projetos, com o auxílio da prefeitura e empresas, que tem uma visão inovadora. Aqui é onde seus sonhos, que parecem impossíveis, podem se tornar realidade. Se você tem ideias inovadoras, que parecem impossíveis de serem realizadas, sem apoio, este lugar é pra você, venha conhecer e ter uma percepção diferente do mercado, assim como aconteceu comigo”, afirma o acadêmico de engenharia mecânica da URI, Herick Mendes.

RS Norte

Noticias Relacionadas