• 28 de maio de 2024

Legislativo aprova criação da Academia Frederiquense de Letras

 Legislativo aprova criação da Academia Frederiquense de Letras

Projeto de autoria do vereador Antonio Luiz Pinheiro foi aprovado na Sessão Ordinária da terça-feira, 2

Com os objetivos de preservar a cultura e valorizar os escritores locais, a Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen aprovou na Sessão Ordinária da terça-feira, 2, o Projeto de Lei Nº 06/2023, de autoria do vereador Antonio Luiz Pinheiro, que cria a Academia Frederiquense de Letras (AFL).

– Frederico Westphalen é um polo geoeducacional da região do Médio Alto Uruguai. Possui diversas universidades e dezenas de escritores que publicam livros e textos em revistas renomadas do país. Essas pessoas, além de cultos, podem contribuir decisivamente para preservar e cultivar a cultura, a linguagem técnica do nosso vernáculo, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e preservar os valores intelectuais das nossas produções científicas. Com a criação da AFL, as pessoas de notório saber serão escolhidas por colegiado e contribuirão em muito para a cultura linguística e cultural de FW, com ideias brilhantes que surgirão na Academia, razão pela qual conta com o apoio de todos –, justifica o autor da proposição.

Como será constituída a Academia?

A Academia será composta por 25 membros de notado destaque pela produção literária, especialmente de produção de livros e textos científicos publicados em revistas de circulação regional, estadual e federal. O mandato dos escolhidos será vitalício, sendo que a substituição irá ocorrer apenas em casos de morte, renúncia ou mudança do município. A primeira escolha dos membros será feita pelo Executivo, Legislativo e universidades em atividade no município, na seguinte proporção:

– Nove cadeiras serão ocupadas por aqueles que já integram a Câmara dos Escritores de Frederico Westphalen;

– O Poder Legislativo indicará três membros;

– A Secretaria Municipal da Educação indicará três membros;

– A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW) indicará quatro membros;

– A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-FW) indicará dois membros;

– O Instituto Federal Farroupilha (IFFar-FW) indicará dois membros;

– Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs de FW) indicará dois membros.

RS Norte

Noticias Relacionadas