• 25 de maio de 2024

Três Passos solicita UTI Neonatal para o município

 Três Passos solicita UTI Neonatal para o município

Mais uma vez empenhada em buscar soluções para os problemas que ocorrem na área da saúde no município, a Administração Municipal de Três Passos, juntamente com uma comitiva, esteve em audiência com a Secretaria Estadual da Saúde na tarde desta quinta-feira, dia 08 de fevereiro.

No assunto principal da pauta, esteve a possibilidade de abertura de uma UTI Neonatal, no Hospital de Caridade de Três Passos.  O objetivo da implantação do serviço, seria prestar uma assistência qualificada aos recém-nascidos, principalmente de alto risco, por meio de uma equipe multidisciplinar especializada.

Juntamente com o vice-prefeito Rodrigo Ipê, com a secretária Municipal de Saúde Maria Helena Krumennauer e uma comitiva, o prefeito Municipal Arlei Tomazoni, explicou que a região necessita oferecer este tipo de serviço, evitando assim a agonia das famílias em busca de leito e, principalmente, óbitos por falta desse atendimento.

“Perdemos muitas vidas e estamos preocupados em encontrar soluções para resolver esta situação, pois nenhum pai, mãe ou familiar merece passar pelo desespero em buscar um leito de UTI Neonatal para salvar a vida de seu filho ou família”, explicou o prefeito.

Para complementar, o vice-prefeito explicou que “as UTIs Neonatais de referência de Três Passos ficam muito longe da nossa região, o que acaba dificultando o atendimento”, disse Ipê, acrescentando que “o Hospital de Caridade tem estrutura e todo o nosso apoio para a implantação, podendo ser referência em UTI Neonatal”.

A secretária Municipal de Saúde, Maria Helena Krumennauer explicou, durante a reunião, ser importante o município, junto com a UTI Neonatal, ter a complementação do serviço com a implantação, também, da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, de um Centro de Parto Normal e de um Ambulatório de Gestação de Alto Risco (AGAR).

Ficou pactuado que a Secretaria Estadual de Saúde irá fazer visitas aos municípios de referência (Três Passos, Tenente Portela ou Frederico Westphalen) para tratar sobre a UTI Neonatal e outras linhas de cuidado para a gestante normal e de alto risco, assim como, para os recém-nascidos.

Ao final da reunião, a secretária Estadual Arita Bergmann, ponderou que o Governo Estadual irá avaliar qual, dos três municípios, teria mais condições de receber uma UTI Neonatal.

Ainda, esteve na pauta da reunião o Centro de Hemodiálise e o novo Bloco Cirúrgico que está sendo construído no Hospital de Caridade.

Também, participaram do encontro, Janir Branco, chefe de gabinete do vice-governador do Estado; a ex-deputada estadual Zilá Breitenbach, secretária adjunta de Obras Públicas do Estado; prefeito de Barra do Guarita e presidente da AMUCELEIRO, Rodrigo Locatelli Tissott; vereador e secretário Executivo da AMUCELEIRO, Nader Ali Umar; presidente do Conselho Municipal de Saúde de Três Passos, Lotário Schlindwein; coordenador de Enfermagem do Hospital de Caridade, Lucas Real; e a assistente social do Hospital de Caridade, Mauricéia Gaspareto.

RS Norte

Noticias Relacionadas