Secretário da Saúde de Frederico Westphalen, Cassio Adriano Zatti concedeu entrevista ao jornal RS NORTE
Com ampla formação e experiência na área da saúde, Zatti faz uma avaliação do trabalho na pasta, desde que assumiu no dia seis de janeiro deste ano.
RS NORTE- Há quase um mês à frente da Secretaria Municipal de Saúde de FW, quais os principais desafios encontrados?
SECRETÁRIO – Os principais desafios, dizem respeito a conhecer as equipes, entender o andamento do processo de trabalho, manter a continuidade do cuidado, evitando rupturas no atendimento à população, mesmo diante de mudanças de gestão; Necessidade de reorganizar escalas, carga horária e fluxos de trabalho além de investir em motivação, escuta e valorização das equipes.
RS NORTE – As pessoas necessitam cada vez mais do SUS, da proteção e ajuda dos municípios na busca de atendimento na área da saúde? Qual sua avaliação sobre isso.
SECRETÁRIO – Sim, cada vez há mais pessoas dependentes do SUS, esse fato atribui-se as vulnerabilidades sociais, ao envelhecimento da população e ao aumento das doenças crônicas.
Nesse sentido o SUS através da Atenção básica, para muitas pessoas passou a ser a única porta possível de cuidado e proteção da saúde. Logo, o município assume o papel primordial já que, é a nível municipal que o cidadão procura atendimento, busca orientação, solicita exames, medicamentos, transporte, encaminhamentos e acolhimento.
RS NORTE – Como analisa a atenção, a preocupação dos governos estadual e federal na área da saúde? Poderiam melhorar?
SECRETÁRIO – A atenção e a preocupação dos governos estadual e federal com a saúde existem e são reconhecidos, mas ainda não são adequadas a realidade da população e dos municípios. Já são notórios os avanços porém ainda há muito espaço para melhorias, ainda há um subfinanciamento da saúde. Os recursos, muitas vezes, não acompanham o aumento da demanda, a inflação dos insumos, a ampliação das responsabilidades municipais e a complexidade crescente do cuidado em saúde. Isso faz com que os municípios acabem assumindo uma carga maior do que aquela prevista constitucionalmente.
Nesse sentido, poderiam e precisam melhorar, aumentando o financiamento e a previsibilidade dos repasses, compatíveis com as demandas reais, fortalecendo a regionalização, prestando maior apoio técnico ao municípios e melhorando a agilidade na regulação, reduzindo a judicialização e o tempo de espera de alguns serviços e medicamentos para a população.
RS NORTE – Falta pessoal nos diversos pontos de atendimento da Secretaria, no sentido de atender melhor a população?
SECRETÁRIO – Há um déficit de profissionais, esses números já foram levantados e estamos trabalhando para suprir essa demanda. Há previsão de processo seletivo e concurso para suprir essa carência de pessoal.
RS NORTE – O que gostaria de comentar
SECRETÁRIO – Gostaria de agradecer as equipes das Unidades de saúde pela receptividade, aos colegas de trabalho pelo apoio diário. O trabalho vem sendo desenvolvido pela escuta, pelo respeito e pela responsabilidade, buscando organizar os serviços, apoiar as equipes e melhorar, de forma contínua, o atendimento à população.
Os desafios são muitos, mas o compromisso de cuidar das pessoas é maior. Agradeço a confiança, a paciência e a colaboração da comunidade. Com união, transparência e trabalho sério, seguimos firmes para construir uma saúde pública mais humana, acessível e resolutiva para todos.
Formação e trajetória
Cassio Adriano Zatti possui ampla formação e experiência na área da saúde. É graduado em Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública e pós-graduado em Enfermagem do Trabalho e Gestão em Enfermagem, é mestre em Saúde e Ruralidade pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atualmente é doutorando em Enfermagem pela mesma instituição. Também é especialista em Auditoria em Serviços de Saúde e em Enfermagem em Cuidado Pré-Natal.
Em sua trajetória profissional, atuou como enfermeiro assistencial e responsável técnico no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, enfermeiro do trabalho na JBS Foods e na Masterplan Especialista em Segurança, Higiene e Medicina Ocupacional, além de exercer a função de enfermeiro auditor no Hospital Pio XII. Zatti também é membro do GETESSMA – Grupo de Estudos em Trabalho, Enfermagem, Saúde, Segurança e Meio Ambiente, e integrante de corpos editoriais de revistas científicas da área da saúde.
Com um perfil técnico e acadêmico robusto, o novo secretário chega à gestão municipal com a missão de fortalecer as políticas públicas de saúde e ampliar o acesso da população aos serviços oferecidos pela rede municipal.