• 17 de maio de 2024

Robô britânico do HSVP estreia em cirurgia de colectomia 

 Robô britânico do HSVP estreia em cirurgia de colectomia 

O equipamento adquirido pelo Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo é o primeiro do interior do RS e um dos oito existentes no Brasil

Mais uma vez, o Hospital São Vicente de Paulo faz história com a realização da primeira cirurgia robótica com o auxílio do Versius. A instituição é pioneira ao utilizar a última versão do equipamento da empresa britânica CMR Surgical no interior do Rio Grande do Sul. O procedimento de estreia foi uma colectomia em um paciente com lesão pré-maligna no cólon, sem possibilidade de tratamento por colonoscopia. Ao longo da semana, outras três cirurgias do sistema digestivo e duas urológicas também serão realizadas.

Conforme o Dr. Milton Bergamo, a primeira cirurgia com o Robô Versius consistiu na remoção de uma porção do intestino grosso através de uma colectomia segmentar. “Este procedimento, habitualmente, é feito por meio de cirurgia aberta ou laparoscópica. A plataforma robótica permite uma melhor visualização da área comprometida pela doença e um manuseio mais preciso da estrutura do aparelho digestivo. Com este apoio tecnológico evitamos a agressividade dos métodos tradicionais e agilizamos o processo de recuperação do paciente”, explicou o cirurgião. 

Tecnologia para diferentes especialidades

No último ano, o HSVP tem feito grandes investimentos em tecnologia e no aprimoramento das equipes médicas e multiprofissionais, e os resultados já estão aparecendo. Depois do sucesso da cirurgia robótica ortopédica, outras áreas entram para a lista de procedimentos realizados com ajuda de um robô. Agora, o Versius vai auxiliar os profissionais da ginecologia/pélvica, coloproctologia, urologia, cirurgia torácica, oncológica e geral. 

O diretor técnico médico, Adroaldo Mallmann, aposta que o novo equipamento trará grandes benefícios aos cirurgiões. “O Versius do HSVP é o primeiro do interior do Estado e um dos oito existentes no Brasil. Por ter uma estrutura compacta e móvel, pode ser facilmente transportado para diferentes salas dentro do centro cirúrgico, adaptando-se à necessidade do paciente, do médico e do hospital. Hoje, o nosso robô é utilizado com sucesso em cirurgias para diversas especialidades, nas mais importantes instituições hospitalares do mundo”, afirmou o Dr. Mallmann. 

O robô Versius é um dos mais modernos do mercado mundial e permite a realização de cirurgias minimamente invasivas, com maior precisão, redução de riscos de infecções e um pós-operatório mais rápido. É algo extremamente inovador e que atende as particularidades das diferentes especialidades e isso permitirá que a tecnologia seja acessada por um número maior de profissionais médicos e seus pacientes.

Foto: Ana Paula Koenemann – Comunicação HSVP

RS Norte

Noticias Relacionadas