Presídio Regional de Passo Fundo deve ser reformado entre o final deste ano e o início de 2025
A reforma do Presídio Regional de Passo Fundo está próxima de começar.
A informação foi confirmada pelo presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, Saul Spinelli, que faz parte da comissão que acompanha as atualizações da obra.
Conforme informações obtidas pela reportagem da Rádio Uirapuru, uma reunião será realizada no dia 19 de agosto na casa prisional, com o objetivo de analisar a infraestrutura e definir os próximos passos para o início da reforma. Estarão presentes o secretário estadual do Sistema Prisional e Socioeducativo, Luiz Viana, representantes da Polícia Penal, Brigada Militar, Polícia Civil e autoridades de Passo Fundo.
Segundo Spinelli, o processo está agora na Central de Licitações do Estado (CELIC-RS). A expectativa é de que, nas próximas duas semanas, seja apresentada a empresa que realizará a reforma.
O que será feito:
Serão construídas 40 vagas no andar superior, melhorias nas celas e na ala administrativa, reforma no pátio, pintura, além da reestruturação do sistema de esgoto. O investimento será de aproximadamente R$ 12 milhões, e a previsão é de que as obras sejam concluídas ainda em 2025.
Como está o presídio:
Atualmente, o presídio abriga cerca de 530 apenados, sendo que a capacidade máxima seria de 307. Em 2023, a casa prisional foi interditada e, no pico, chegou a receber 720 pessoas. Spinelli destacou que, além dessa reforma, será necessária uma segunda etapa, que envolve melhorias no regime semiaberto e também na ala feminina.
Outro assunto comentado foi a construção da cadeia pública de Passo Fundo, que, após 23 anos de tratativas, tem grande expectativa de ser realizada. A obra terá 18 mil metros quadrados e um investimento de R$ 120 milhões. O início da construção também está previsto para o início de 2025. A cadeia ficará às margens da BR-285, entre Passo Fundo e Carazinho.
RÁDIO UIRAPURU