• 20 de abril de 2024

Prefeitura lança Guia Gastronômico de Passo Fundo

 Prefeitura lança Guia Gastronômico de Passo Fundo

Em uma jornada que atravessa fronteiras culturais e étnicas, Passo Fundo se destaca como um verdadeiro paraíso gastronômico, onde tradições se misturam e sabores se entrelaçam para criar uma experiência culinária inigualável. Neste cenário único, a Prefeitura é pioneira na promoção e valorização da diversidade gastronômica local, por meio do lançamento do Guia Gastronômico de Passo Fundo.

O guia abrange uma variedade de estabelecimentos, desde lanchonetes até experiências dignas das grandes metrópoles. São mais de 400 locais listados, apresentados em formatos acessíveis, como revista, livro de bolso e versão digital, que podem ser facilmente acessados através de QR codes. “Em Passo Fundo temos uma grande variedade de bares e restaurantes que aproximam as pessoas e fazem parte da história da nossa cidade. Pensando na valorização deste setor, em compartilhar informações sobre os estabelecimentos, a Prefeitura lançou o Guia Gastronômico. O material fala sobre mais de 400 estabelecimentos e uma jornada que atravessa fronteiras culturais e mostra o que há de melhor na gastronomia de Passo Fundo”, pondera o prefeito Pedro Almeida.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira, Passo Fundo tem se consolidado como a cidade polo de uma região muito rica e produtiva que é o Norte do Estado. “Temos uma economia diversificada, infraestrutura de aeroporto, shoppings centers, somos polo de saúde, educação, serviços, e do agronegócio, mas também temos nos destacado pelo segmento do turismo, seja ele turismo de eventos e turismo de negócios, isto faz com que a cidade receba muitos viajantes que chegam a cidade também pela nossa gastronomia variada em todos os segmentos”, esclarece o secretário.

Oliveira destaca que o polo gastronômico se evidenciou na pesquisa do Radar do Turismo desenvolvida pelo SEBRAE onde mostra a evolução no atendimento gastronômico para quem chega a Passo Fundo. “O setor gastronômico é o mais desenvolvido junto com a oferta de eventos. Então a ideia do Guia Gastronômico é mais um passo na divulgação e valorização deste segmento em nossa economia, pois, são muitos estabelecimentos gerando empregos e riqueza ao município. Passo Fundo é uma cidade privilegiada pois tem um conjunto de atrativos turísticos, sejam eles históricos, culturais, eventos e também gastronômicos”, argumenta o secretário.
A editora do material, Zulmara Colussi, ressalta que o Guia Gastronômico expressa a história de formação de Passo Fundo. “Quando fomos desafiados pelo prefeito Pedro Almeida, para fazer este guia, pensamos que Passo Fundo teria um prato, ou uma comida, que simboliza a cidade. Descobrimos que não temos, pois são muitos os pratos que simbolizam Passo Fundo, porque esta cidade é formada por italianos, por alemães, por espanhóis, por africanos, por árabes, por uma série de etnias que formam e fazem dessa cidade um lugar multicultural, uma cidade inclusiva. Então partimos para contar esta história. Trouxemos no guia um aspecto histórico, reservando o passado de estabelecimentos antigos e descobrimos histórias maravilhosas. Este guia gastronômico é um presente para a cidade”, enaltece Zulmara.

O Guia Gastronômico de Passo Fundo narra a história de alguns desses negócios, destacando a trajetória de estabelecimentos ícones, compondo um universo de sabores esperando para ser explorado, uma celebração da diversidade gastronômica que torna a cidade verdadeiramente única.

No evento de lançamento foram homenageados os cinco estabelecimentos mais antigos de Passo Fundo e ainda em funcionamento.

O guia pode ser acessado digitalmente AQUI.

RS Norte

Noticias Relacionadas