• 28 de maio de 2024

Pinhal tem o segundo maior crescimento populacional na região da produção segundo o IBGE

 Pinhal tem o segundo maior crescimento populacional na região da produção segundo o IBGE

Segundo um levantamento prévio a partir da divulgação por parte do IBGE dos dados referentes ao Censo 2022, o Município de Pinhal figura na liderança entre os 43 municípios da Zona da Produção que mais tiveram aumento populacional nos últimos 12 anos. A população do Município de Pinhal (RS) chegou a 2.959 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 17,75% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A excelente notícia é comemorada pela atual Administração Municipal que vem investindo fortemente no incentivo a geração de emprego e renda nas áreas rural e urbana, visando alavancar o desenvolvimento econômico e social do Município. “As pessoas não vão morar em locais onde não há emprego e renda, qualidade de vida, saúde, educação e acesso à tecnologia e felizmente este conjunto de fatores nós temos em nosso Município, além de outras características como ótima infraestrutura, com ligações asfálticas e subestação de energia elétrica, por exemplo”, relaciona o prefeito Luiz Carlos Pinto Ribeiro.

O gestor ainda lembra que o aumento populacional é muito significativo pois chega muito próximo a marca percentual de 20%, sem levar em consideração a mão de obra que o Município importa de outros municípios com pessoas que se deslocam de localidades vizinhas para trabalhar em Pinhal, ou seja, em um cenário futuro ainda há espaço para mais crescimento populacional planejado. No ranking dos 43 municípios da região da produção, Pinhal só não tem resultado superior a Trindade do Sul que alcançou um crescimento populacional de 30,57% muito em razão dos fortes investimentos do setor privado frigorifico como principal gerador de empregos. Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010. No estado do Rio Grande do Sul, a população é de 10.880.506, o que representa um aumento de 1,74% quando comparado ao Censo anterior. Ou seja, o Município apresentou um crescimento maior que o Estado e o País.

O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE; a anterior foi feita em 2010. O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país. A atual edição do Censo deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia de Covid-19. Em 2021, houve um novo adiamento em razão da falta de recursos do governo. Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores como idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.

Edevaldo Stacke/Ascom Pinhal

RS Norte

Noticias Relacionadas