Passo Fundo se torna a 3ª cidade do Brasil com o robô Rosa Hip para próteses de quadril
Tecnologia implementada no Hospital de Clínicas de Passo Fundo otimiza a recuperação cirúrgica e a qualidade de vida do paciente.
Com foco no desenvolvimento da estrutura tecnológica, o Hospital de Clínicas de Passo Fundo consolida-se na vanguarda da tecnologia médica com a aquisição do sistema ROSA® Hip para assistência cirúrgica robótica em procedimentos minimamente invasivos para implantes de próteses de quadril. Atualmente este equipamento é utilizado apenas em serviços de Porto Alegre/RS e São José do Rio Preto/SP.
“A artroplastia de quadril assistida por sistema de braço robótico é um procedimento cirúrgico no qual as partes desgastadas da articulação do quadril são removidas e substituídas por componentes artificiais do quadril chamados próteses.” explica o cirurgião de quadril, Dr. Bruno D. Roos, coordenador do caso inicial a utilizar o novo recurso no HCPF.
O ROSA® Hip fornece dados em tempo real, auxiliando a tomada de decisão do cirurgião. “O sistema de braço robótico que o Serviço de Quadril do HC e HO utilizam é o ROSA, que foi desenvolvido especificamente para abordagem anterior do quadril, ao qual o Serviço tem uma das maiores experiências do Brasil. O Serviço de Quadril é composto pelos Drs. Milton V. Roos, Antero Camisa Jr, Bruno D. Roos, Ezequiel Ungaretti e Mauricio Betto.” complementa Dr. Bruno D. Roos.
Desenvolvido pela Zimmer Biomet, o sistema ROSA® Hip se diferencia por oferecer aos cirurgiões níveis elevados de segurança e controle cirúrgico de forma personalizada, aumentando a eficiência dos recursos. “O sistema robótico permite que os cirurgiões realizem cirurgias de substituição de quadril com maior precisão. Utilizam-se informações em tempo real captadas pelo robô, que auxilia com seu braço robótico os cirurgiões na colocação precisa dos implantes com base na anatomia única do quadril de cada pessoa.” enfatiza o especialista.
Dr. Bruno D. Roos salienta os benefícios do uso desta inovação para os procedimentos ortopédicos. “O sistema ROSA funciona como um sistema de alta tecnologia que utiliza imagens de raio x intraoperatório para determinar a posição exata do quadril no espaço. Além de fornecer assistência robótica para orientar o componente acetabular, bem como avaliação intraoperatória do comprimento do membro inferior, o aplicativo permite que os cirurgiões criem um plano cirúrgico personalizado com o uso do ONE Planner™ Hip. O sistema robótico faz ajustes mesmo com o menor movimento garantindo que o plano cirúrgico desenhado pelo cirurgião seja executado sem alterações e com alto grau de precisão. Durante todo o procedimento, o cirurgião recebe dados em tempo real do sistema, o que aprimora a habilidade do cirurgião, permitindo a colocação precisa do implante de quadril.”
A união da expertise profissional e das ferramentas tecnológicas asseguram a eficácia dos resultados ao paciente. “O sistema robótico não realiza o procedimento sozinho. A cirurgia é realizada inteiramente pelo cirurgião, acionando as mãos robóticas de acordo com o plano personalizado desenvolvido. Os sistemas robóticos não podem substituir as habilidades de um cirurgião experiente na técnica e na abordagem anterior.” enfatiza Dr. Bruno Roos.
O procedimento com a assistência robótica impacta na reabilitação do paciente, possibilitando uma recuperação mais rápida em comparação ao método tradicional.
O cirurgião de quadril, Dr. Bruno D. Roos explica o que é abordagem anterior do quadril. “É uma abordagem minimamente invasiva ao quadril que utiliza uma incisão na parte frontal do quadril em vez de uma na lateral do quadril, como em um procedimento tradicional de substituição de quadril. Esta cirurgia permite que o cirurgião preserve grande parte do tecido muscular que mantém a articulação, reduzindo assim o risco de luxação após a cirurgia e com potencial de recuperação mais rápida.” finaliza.
Centro Regional de Cirurgia Robótica HCPF
Além do Sistema Rosa Hip, o HCPF também conta com o robô da Vinci X, utilizado por diversas especialidades e o robô Rosa Knee, utilizado em procedimentos de artroplastia de joelho. O Centro Regional de Cirurgia Robótica do HCPF atualmente recebe especialistas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina para realização de procedimentos com assistência robótica.