• 20 de junho de 2024

Novo sistema simplifica cadastro de empresas de transporte coletivo no Daer

 Novo sistema simplifica cadastro de empresas de transporte coletivo no Daer

As empresas que atuam no transporte coletivo intermunicipal de passageiros no Rio Grande do Sul já podem se cadastrar com mais facilidade no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Nesta semana, a autarquia – vinculada à Secretaria de Logística e Transportes do Estado – lançou um novo sistema que reúne em uma só plataforma todos os procedimentos necessários para regularizar o serviço.

A partir de agora, basta clicar na aba “Sistemas Daer, na página inicial do site, para acessar o Sistema de Transporte Coletivo (STC). Nessa área, o transportador poderá preencher e atualizar os dados a qualquer momento – inclusive aos finais de semana e feriados –, sem a obrigação de se deslocar até o órgão rodoviário.

O novo sistema permite que o usuário solicite e renove o registro de fretamento e turismo, emita listas de passageiros para a execução de viagens e atualize dados cadastrais, laudos de inspeção de veículos e apólices de seguro. As empresas podem, ainda, incluir e excluir veículos da frota cadastrada.

“O objetivo é dar autonomia às empresas para gerir os seus dados no sistema, mediante a supervisão do Daer”, acrescenta a diretora de Transportes Rodoviários da autarquia, Luciana Azevedo. “Unificamos os três sistemas pelos quais os transportadores tinham que passar e concentramos todos os serviços em um só, o que garantirá mais eficiência e agilidade para as empresas atenderem à população”, enfatiza.

O STC foi desenvolvido pela própria equipe de Tecnologia da Informação (TI) do Daer.

“Aproveitamos a expertise de nossa equipe técnica para oferecer uma solução econômica e moderna, que resulta em mais agilidade nas operações do transporte coletivo de passageiros”, ressalta o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino. “Estamos satisfeitos com a implantação dessa plataforma. É um trabalho contínuo, que inclui atualizações para que possamos cada vez mais contemplar as demandas dessa importante atividade para o estado”, antecipa o dirigente. 

Clique aqui para acessar o STC.

Link do sistema: https://sid.daer.rs.gov.br/sid/controle/usuarios/login

RS Norte

Noticias Relacionadas