• 22 de julho de 2024

Creluz e Siemens: juntas pela Mobilidade Elétrica

 Creluz e Siemens: juntas pela Mobilidade Elétrica

Eletrificação de frota da cooperativa gera impacto sustentável na região gaúcha

A Creluz, cooperativa que gera, distribui e comercializa energia na região norte do Rio Grande do Sul, adquiriu oito carregadores da Siemens. Diversos eletropostos foram instalados em locais públicos para que a sociedade possa usufruir do serviço. As crenças semelhantes em práticas de descarbonização facilitaram a criação da parceria e a realização de novos negócios.

Em um franco movimento de vanguarda, a Creluz, Cooperativa de Distribuição de Energia, localizada no interior do Rio Grande do Sul, escolheu os carregadores da Siemens para eletrificar sua frota. Desde o fim do ano passado, a empresa avançou em seu projeto de sustentabilidade: adquiriu sete veículos elétricos e seus respectivos carregadores, assim como construiu eletropostos instalados em municípios da região norte gaúcha, com benefícios para toda a comunidade. 

Além de renovar a frota e utilizar um combustível limpo e ecológico que é gerado pela própria Creluz, o plano de mobilidade elétrica deixa um legado para a região com oito pontos de carregamento em rodovias e áreas urbanas, em locais estratégicos e de fácil acesso. A iniciativa cresce com a tendência do aumento da circulação de veículos movidos a eletricidade de todos os portes, incluindo os leves, como carros e motos, e os pesados, como caminhões e ônibus.

“Buscar baixo impacto ambiental em nossas atividades está na nossa essência. Atuamos de forma sustentável, tanto na geração quanto na distribuição de energia. Escolhemos a Siemens por também compactuar com o que acreditamos. Queremos fazer a diferença, dando o exemplo”, diz Elemar Battisti, presidente da Creluz.

A decisão estratégica da Creluz mostra que é possível ter competitividade global com o uso intensivo de fontes de energia sustentável e a Siemens tem por missão auxiliar seus clientes na busca por práticas sustentáveis e metas de escopos 2 e 3 (classificação das emissões de gases de efeito estufa de uma organização, de acordo com o GHG Protocol). “Não há mais como negar que o conceito de cidade inteligente está diretamente ligado ao impacto que o transporte causa na vida das pessoas. A descarbonização é um tema urgente. E, neste momento, as discussões avançam para a relevância do transporte elétrico compartilhado, o tempo e local de carregamento e a infraestrutura necessária para isso acontecer”, aponta William Pereira, VP Brasil da Siemens Smart Infrastructure.

O município de Ametista do Sul recebeu o eletroposto ultrarrápido, que já está em funcionamento, com a maior potência no estado. O carregador de corrente contínua Sicharge D da Siemens possui potência de 160 kW, com 2 conectores do tipo CCS 2, potência escalável e possibilita o carregamento de dois veículos de grande porte simultaneamente. Ele fica localizado nas proximidades do Shopping das Pedras, anexo à Usina Solar São Gabriel, que integra o Complexo Solar Três Arcanjos. A escolha do local foi estratégica e visa fortalecer o turismo regional.

Os municípios Jaboticaba, Rodeio Bonito, Pinhal, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões receberam carregadores VersiCharge de corrente alternada com potência de 22kW sendo um grande passo da Creluz rumo à migração da frota de veículos a combustão para elétrica e de energia limpa.

Em todos os locais públicos, o funcionamento será no formato de autoatendimento 24 horas, exceto em Palmeira das Missões, que adotará horário comercial, de segunda a sexta-feira. As estações possuem tecnologias de última geração e monitoramento à distância.

RS Norte

Noticias Relacionadas