• 14 de setembro de 2024

CIGRES amplia rota de recolhimento de resíduos com frota própria

 CIGRES amplia rota de recolhimento de resíduos com frota própria

Já são 13 municípios na área de atuação do Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (CIGRES), que estão sendo beneficiados com a coleta de resíduos com a utilização da frota própria de caminhões do Consórcio.

O mais recente município integrar a rota é Pinheirinho do Vale, terra do coordenador geral do CIGRES, Elton Tatto, inclusive ex-prefeito daquele município. Tatto registrou o início da coleta que aconteceu na manhã da última terça-feira 04 de julho com a gravação de um vídeo postado através das suas redes socias, já que o fato representa um grande avanço para o Município sendo um anseio da comunidade.

O serviço de coleta e transporte com a utilização da frota própria de caminhões do CIGRES gera economia para os Município sendo realizada em forma de parceria. O Consórcio disponibiliza o caminhão e o motorista, enquanto o Município disponibiliza a equipe para o trabalho recolhimento.

O presidente do CIGRES, prefeito de Novo Tiradentes, Luiz Carlos Benedette, destaca que este avanço só foi possível a partir da conquista de investimentos para a aquisição dos caminhões, através do Programa Lixão Zero do Governo Federal e do Fundo para Restituição dos Bens Lesados (FRBL) do Ministério publico do Rio Grande do Sul.

Este trabalho, resultado da união de esforços de todos os prefeitos e forças politicas iniciou ainda em 2019, tendo continuidade nos dias atuais. O gestor salienta ainda que a gestão financeira ajustada e eficiente prezando sempre pela economicidade e redução de custos também foi fundamental para tais avanços. “Estamos felizes em poder atender à solicitação do prefeito de Pinheirinho do Vale e demais representantes da comunidade e iniciar o transporte de resíduos para esse município”, salienta o presidente do CIGRES.

“Saímos de uma situação onde o CIGRES estava ameaçado de fechamento com licenças atrasadas e prestes a ter o seu funcionamento interrompido para um momento totalmente inverso onde o Consórcio amplia os serviços oferecidos aos municípios”, resume Benedette.

O coordenador geral do Consórcio Elton Tatto, destaca que a frota de caminhões é seminova em excelentes condições e que novos veículos estão sendo adquiridos. “O CIGRES cada dia mais crescendo e se desenvolvendo, somando para que a região e os nossos municípios também possam prosperar e contar com melhores serviços para atender as nossas comunidades”, finaliza Tatto.

Edevaldo Stacke/Ascom CIGRES.

RS Norte

Noticias Relacionadas