• 28 de maio de 2024

Aline Ferrari Caeran tem atuação destacada na Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen

 Aline Ferrari Caeran tem atuação destacada na Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen

A única mulher a fazer parte da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen (17ª Legislatura), Aline Ferrari Caeran, advogada e professora, vem realizando um trabalho de destaque na comunidade local. Sua atuação projeta a vereadora também em nível estadual. Eleita em 2020 – para o mandato de 2021/2024 – com 641 votos, foi a mais votada do Partido Progressistas.

A seguir é relatado um pouco do trabalho de Aline na condição de vereadora em Frederico Westphalen

          Procuradoria Especial da Mulher

Aline foi quem idealizou e propôs o projeto para a criação da Procuradoria Especial da Mulher no âmbito da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen – RS, que foi efetivamente instituída em 2022. Hoje, está à frente como Procuradora Especial da Mulher, juntamente com o Vereador Raul Pazuch da Silva que é o Procurador Adjunto.

Muitas iniciativas já foram realizadas por intermédio da Procuradoria, podendo destacar a Instituição do Prêmio Mulher Cidadã, que foi uma iniciativa trazida por intermédio de uma Professora da UFSM, bem como a propositura da então Lei Municipal n. 4.929/2021 que dispõe sobre a reflexão, conscientização e responsabilização dos autores de violência doméstica e grupos reflexivos de homens, sem esquecer que a demanda foi trazida pela Defensoria Pública do RS.

           Presidência da CPI

Hoje, Aline está à frente da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a Operação Empreendimento desencadeada pelo Ministério Público e TCE/RS, que visa apurar eventuais irregularidades e/ou fraudes em contratações diretas realizadas pelo Município de Frederico Westphalen que envolvem mais de 25 milhões. Importante consignar que nunca se viu no âmbito do nosso Município outra CPI que tivesse sido iniciada e fosse tão longe com as investigações, podendo destacar a conduta ética e responsável da vereadora, comprometida com o gasto responsável do dinheiro público.

            Ficha Limpa

 Aline foi a idealizadora da Lei Municipal n. 4.849/2021 que institui a Ficha Limpa Municipal nas nomeações para os cargos em comissão e funções de confiança no âmbito da administração direta e indireta dos órgãos do poder executivo e legislativo municipal de Frederico Westphalen/RS.

            Câmeras de vídeo Monitoramento nas escolas

 Através da sugestão de um membro da comunidade, Guilherme de Oliveira, a vereadora propôs a Lei 4.903/2021 que dispõe sobre a instalação de sistema de segurança baseado em monitoramento por meio de câmeras de vídeo nas escolas e creches da rede pública do Município de Frederico Westphalen – RS.

            Mulheres

 Aline relata que “os desafios para inserção e manutenção das mulheres na política são inúmeros, existem muitas barreiras e preconceitos. O machismo ainda está arraigado na sociedade em que vivemos. Confesso que é uma luta diária para poder ocupar o meu espaço político enquanto mulher, inclusive para ser ouvida”.

Aline também destaca: “Já passou da hora de mostrarmos que não há mais espaço para a velha política, para a política de troca de favores, encabeçada pelo dinheiro e pelo poder. Precisamos unir esforços para que as pessoas compreendam que um bom gestor público é aquele que depois de eleito governa para todos, independentemente de siglas partidárias, age de maneira transparente e honesta. Sou completamente contra aqueles que utilizam-se da política para criar monopólios, que fazem da política um campo para perpetuar-se no poder, esquecendo-se das necessidades da população”.

Caminhada política

Ainda que curta a sua caminhada política, a vereadora vem desempenhando um belo trabalho, ganhando destaque pela fiscalização que realiza. Aline foi eleita Vice Presidente do Partido Progressistas de Frederico Westphalen – RS. Desse modo, estará à frente das próximas composições e definições para as eleições que se aproximam 2024.

Ao ser questionada sobre suas pretensões políticas, Aline disse que sempre estará à disposição da comunidade frederiquense e do partido que representa. É um nome forte para reeleição no cargo de vereadora e é citada ainda em relação à possibilidade de compor uma majoritária.

Aline, 33 anos, é professora Universitária há oito anos e atua como advogada há 10 (dez) anos. Doutoranda em Educação, está concluindo o doutorado com foco na violência doméstica contra as mulheres. Formação: Mestra em Direito desde 2017, Pós Graduada em Ciências Penais, Pós Graduada em Direito Material e Processual do Trabalho. Atualmente ela está cursando Pós Graduação em Psicologia Transpessoal.

RS Norte

Noticias Relacionadas