• 18 de maio de 2024

Açudes do Programa Avançar seguem em construção na região Norte

 Açudes do Programa Avançar seguem em construção na região Norte

O programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural – Eixo Estratégico Irriga+RS, na modalidade açudes, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), segue na fase de construção dos tanques para reservação de água. Na região Norte do Estado, serão construídos 455 açudes, em 41 municípios.

Os projetos e o acompanhamento do processo de construção são realizados pelas equipes da Emater/RS-Ascar. No município de Nonoai, a propriedade do agricultor Aldocir de Souza é um dos locais que está recebendo essa política pública, onde o açude está em fase de construção.

O objetivo deste programa de Estado é apoiar a construção de estruturas de reservação de água, para a expansão da prática da irrigação entre os agricultores e pecuaristas, almejando estabilidade nas suas produções frente aos recorrentes quadros de estiagens que ocorrem no RS.

O Governo do Estado ofereceu recursos aos municípios por meio de convênios para a contratação de máquinas, visando à construção de estruturas de armazenagem de água nas propriedades rurais, através da contratação da prestação de serviços mecanizados, acesso a projeto técnico, regularidade ambiental e outorga de uso de água. A execução dos recursos está sendo desenvolvida pelo Departamento de Infraestrutura Rural, Irrigação e Usos Múltiplos da Água (Dinfra).

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen

Jornalista Marcela Buzatto

RS Norte

Noticias Relacionadas