Escola de Educação Básica da URI promove o 23º Simulado
Centenas de alunos de instituições de ensino da região participaram do evento
Com o intuito de dar dicas de conteúdos sobre as áreas do conhecimento e testar a aprendizagem dos alunos, a Escola de Educação Básica da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, realizou o 23º Simulado, no dia 10 de setembro. A programação iniciou com os aulões de redação, de linguagens, códigos e suas tecnologias, de ciências humanas e suas tecnologias, de ciências da natureza e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias. À tarde, foram aplicadas as provas.
O objetivo do Simulado, que contou com a participação de centenas de alunos de escolas de toda a região, é preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. Para isso, os aulões são ministrados e as provas elaboradas pelos professores do Ensino Médio da Escola, que têm vasta experiência nestes processos seletivos.
A novidade desta edição foi a participação dos estudantes do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º anos, com conteúdos e provas adaptadas, já se preparando para os processos seletivos. No turno da manhã eles participaram de diferentes oficinas.
De acordo com a diretora da Escola de Educação Básica, Marcia Dalla Nora, o Simulado é uma forma de avaliar o conhecimento dos alunos e uma maneira de eles perceberem, após as notas, quais as áreas precisam dedicar mais tempo de estudos até a realização do Enem e dos vestibulares, examinando que assuntos devem ter prioridade no aprendizado para alcançar as vagas desejadas. “Queremos agradecer aos que participaram e as escolas que sempre disponibilizam seus alunos para estarem conosco nestes momentos e por confiarem no nosso trabalho, por meio do Simulado”, ressalta a diretora.
Participante
Um dos alunos inscritos foi Davi Cantarelli Sebben, estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica da URI/FW. O educando frisa que a experiência de fazer esses Simulados é importantíssima, pois o processo impulsiona a estudar mais e a revisar todo o conteúdo que foi trabalhado nos três anos de Ensino Médio. “Isso nos ajuda muito, principalmente agora que estamos próximos de realizar os Vestibulares e o Enem”, descreve.
Outro ponto apontado por Davi sobre a importância dos aulões e provas é que o ambiente do Simulado faz com que os alunos se conectem com os espaços que estarão na hora de outras avaliações da aprendizagem. “Temos que seguir as regras do instrutor, responder o caderno de questões em um tempo determinado, usar só um tipo de caneta, os temas das redações são sempre pertinentes ao momento que vivemos, responder a questões específicas e tudo isso engloba o sentimento de estar fazendo um Vestibular ou o Enem. Então, entendo ser muito válido passarmos por estes momentos experiências”, resume Davi.