Temporal causa danos em cidades da região e transtornos em Passo Fundo

Confirmando o que a previsão alertava, a noite de domingo e início da madrugada desta segunda-feira teve uma sequência de temporais na maior parte do Estado. Em Arroio do tigre, um pouco mais distante de Passo Fundo, por volta das 23hs, o pavilhão do Parque Municipal de Eventos Atílio Pasa desabou, deixando feridos e gerando cenas de pânico entre os presentes. No momento do incidente, uma festa reunia dezenas de pessoas no local.
Relatos de rádios locais apontam que cerca de 12 pessoas foram encaminhadas ao hospital com ferimentos após o desabamento da estrutura de ferro. Embora os danos tenham sido significativos, ainda não há informações sobre vítimas graves ou fatais, e as autoridades continuam avaliando os prejuízos. Em Carazinho houve danos em pavilhões que foram destelhados e relatos de árvores caídas na vida.
Em Passo Fundo os relatos são de transtornos por galhos que caíram durante o vento, além de duas árvores que caíram, sendo uma Vera Cruz, na Rua Estrela e outra na Hípica, na Rua São Sebastião. Há pontos da cidade sem energia elétrica, sendo que a RGE trabalha no restabelecimento. Também, alguns bairros estão sem água devido à falta de energia nas bombas da Barragem da Fazenda da Brigada Militar. O retorno da água será durante a tarde.
eira (2), Passo Fundo foi atingida por ventos fortes em um curto período, causando danos em diferentes pontos da cidade. A Defesa Civil Municipal recebeu informações de que, duas árvores caíram, duas residências sofreram destelhamento e um poste de energia elétrica tombou sobre a lateral do prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guaracy Barroso Marinho, no Bairro José Alexandre Zachia, danificando parte do telhado.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Fernando Carlos Bicca, destacou a rápida resposta às ocorrências. “Nossa equipe está monitorando todas as áreas afetadas e trabalhando em conjunto com outros setores para minimizar os transtornos causados. Pedimos à população que siga os alertas e colabore com as orientações”, afirmou Bicca.
Além disso, a queda de postes na entrada do Bairro Zachia deixou a comunidade sem energia elétrica, impactando também o abastecimento de água em parte da cidade. A Unidade de Saúde do bairro poderá sofrer alterações nos atendimentos devido à situação. A empresa responsável pelo fornecimento de energia já está trabalhando para restabelecer o serviço, mas ainda não há previsão de conclusão dos reparos.
A Defesa Civil reforça que a população pode entrar em contato para relatar problemas ou solicitar auxílio por meio dos canais de atendimento, 199, (54) 99194-0449, ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
RÁDIO UIRAPURU