• 5 de maio de 2024

Temas técnicos são destacados em Dia de Campo de Suinocultura em Rodeio Bonito

 Temas técnicos são destacados em Dia de Campo de Suinocultura em Rodeio Bonito

No intuito de qualificar os produtores rurais que atuam na atividade da Suinocultura, um dia de campo foi realizado nesta quinta-feira (25/04), em Rodeio Bonito. O evento técnico abordou importantes temas ligados à atividade da suinocultura, como biodigestores para geração de energia, manejo da água nas pocilgas, manejo e aproveitamento de dejetos de suínos na agropecuária e o uso de biorremediadores como tratamento de dejetos suínos. A Granja Acadrolli, localizada na Linha Caçador, interior de Rodeio Bonito, foi sede do dia de campo.

A suinocultura em Rodeio Bonito é uma atividade econômica agropecuária significativa para o município. “Envolve mais de cem famílias e é responsável pela geração de emprego e renda de um grande número de pessoas. Pela importância da atividade, o dia de campo surgiu da necessidade de trabalhar novos temas e de melhorar aspectos que dizem respeito à qualidade de vida das famílias, à geração de renda, à geração de energia, ao tratamento dos dejetos líquidos suínos, que é um resíduo das propriedades que trabalham com a suinocultura e que, ao mesmo tempo, esse resíduo pode ser uma solução, como um fertilizante”, salientou o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Mairo Piovesan.

O dia de campo contou com a parceria da Prefeitura de Rodeio Bonito, Embrapa Suínos e Aves de Concórdia/SC, Suinocultura Acadrolli, Associação dos Suinocultores de Rodeio Bonito e Sala do Empreendedor.

A Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), atua na atividade da suinocultura orientando as famílias quanto ao manejo e uso dos dejetos, da água e solo. Na região Norte do Estado, 36 municípios da área administrativa da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen se dedicam à suinocultura, a partir do sistema de integração. Os três municípios da região com maior número de abate de suínos por ano são Rondinha (1º lugar), Rodeio Bonito (2º lugar) e Palmitinho (3º lugar).

Em 2023, foram abatidos no Estado 2.830.223 suínos. Comparando esse número à 2014, em que o abate anual foi 1.098.000, a atividade teve um crescimento de 157,6% no número de abates suínos, percentual que aponta a importância da atividade da suinocultura e confirma o seu crescimento no Estado.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen

Informações e foto: Jornalista Marcela Buzatto

RS Norte

Noticias Relacionadas