• 25 de maio de 2024

Secretaria da Saúde e HU definem ações para fortalecer o programa Primeira Infância Melhor em Canoas

 Secretaria da Saúde e HU definem ações para fortalecer o programa Primeira Infância Melhor em Canoas

Colaborar para o fortalecimento dos vínculos familiares, orientar sobre o acesso aos direitos e estimular a educação através do brincar. Estes são alguns objetivos do programa Primeira Infância Melhor /Criança Feliz (PIM/CF), desenvolvido de maneira intersetorial pelas Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Cidadania, e que pautou a reunião matinal realizada na Diretoria do Hospital Universitário (HU) de Canoas. A conversa, que contou com o diálogo entre Grupo Gestor do PIM, profissionais da Prefeitura, assistentes sociais, enfermeiras e direção do HU, estabeleceu ações para fortalecer a execução do programa PIM/CF no que tange o atendimento a gestantes, puérperas e crianças até 3 anos e 11 meses, atendendo às diretrizes de proteção à Primeira Infância.

Durante a reunião, a enfermeira coordenadora da Saúde da Mulher no HU, Adriane Boff apresentou indicadores dos atendimentos realizados pelo Pronto Atendimento Obstétrico e Ginecológico do hospital, assim como o balanço dos serviços realizados pela área de Pediatria do HU. Além disso, a coordenadora de Serviço Social, Ilizabete Casonatto, apresentou dados que mostram o perfil de pacientes da Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Saúde Mental Infantil.

Após a repactuação de metas junto ao Estado, o GTM de Canoas, constituído por Vivian Carnal e Claudia Würch (SMS), Angélica Förster (SME) e Vanessa Rehermann (SMC) adaptou sua proposta de atuação, que passa a atender famílias vulneráveis, fora dos territórios Guajuviras, Mathias Velho e Harmonia. A ideia é realizar visitas itinerantes a esse público. O Diretor Técnico do HU, Dr. Paulo Nader, sugeriu que a equipe do PIM/CF comece a fazer uma busca ativa de famílias junto a maternidade e pediatria do hospital.

Dentre as ações acordadas na reunião estão: o GTM capacitará profissionais de saúde do HU sobre os objetivos do programa e sua metodologia, assim como o HU se disponibilizou a capacitar os visitadores para desenvolver a busca ativa dentro dos espaços no hospital de forma humanizada; será distribuído folder para as gestantes em atendimento pré- natal e documentos de alta pós-parto; o PIM/CF realizará bate-papos sistemáticos com as gestantes para falar sobre as diretrizes do PIM, também devem ocorrer no HU.
Realizada na manhã desta segunda-feira (29), a reunião sobre o PIM registrou ainda as participações da diretora-geral do HU, Ana Paula Macedo; a diretora assistencial do HU, Luciana Feldens, a gestora da UTI Neonatal do HU, Silvana Salgado Nader, da gestora do PIM, Angélica Förster e a assessora de Governança, Deise Chamorro.

Escritório de Comunicação/Comunicação HU

RS Norte

Noticias Relacionadas