• 20 de junho de 2024

Secretaria da Cultura vistoria prédio que será transformado em anexo da Biblioteca Pública do Estado

 Secretaria da Cultura vistoria prédio que será transformado em anexo da Biblioteca Pública do Estado

Uma comitiva da Secretaria da Cultura (Sedac), liderada pela secretária Beatriz Araujo, realizou uma visita técnica para avaliação do prédio histórico localizado na esquina das ruas General Câmara e Andrade Neves, no centro de Porto Alegre. A gestão do imóvel, desocupado desde 2017, está sendo transferida do Departamento de Administração do Patrimônio do Estado (Deape) para a Sedac. Após a finalização dos trâmites, o prédio funcionará como anexo da Biblioteca Pública do Estado (BPE), que fica na mesma quadra.

“Aos 152 anos, a Biblioteca Pública do Estado vive um momento de grande renovação em sua estrutura. Estamos trabalhando para que o valioso patrimônio cultural que a instituição abriga esteja cada vez mais acessível para o público. Pela natureza das atividades que pretendemos desenvolver no anexo, ele será um novo espaço de inclusão e de acolhimento, a serviço da educação e da cultura”, explicou Beatriz.

O diretor do Departamento de Memória e Patrimônio da Sedac, Eduardo Hahn, disse que a secretaria estuda a possibilidade de realizar um concurso público, a partir do Instituto de Arquitetos do Brasil, a fim de selecionar um projeto arquitetônico para a obra de revitalização e adequação do prédio.

O novo espaço receberá as obras contemporâneas, conforme explicou o diretor do Departamento de Livro, Leitura e Literatura da Sedac, Benhur Bortolotto. No local, devem funcionar os departamentos de empréstimos, consultas, acessibilidade digital e formação da biblioteca. As obras do acervo e o mobiliário antigo permanecerão no prédio histórico da rua Riachuelo, que também será utilizado para a realização de eventos.

“O anexo da Biblioteca Pública do Estado é mais uma das iniciativas de qualificação dos nossos equipamentos culturais. Esse resgate tem valorizado o patrimônio do Estado e é feito, sobretudo, com o propósito de promover o desenvolvimento artístico, qualificar os serviços prestados e ampliar o acesso à cultura, bem como a eficácia e o alcance das nossas políticas públicas”, enfatizou Bortolotto.

Também participaram da visita técnica a diretora da BPE, Ana Maria de Souza, a diretora Administrativa da Sedac, Denise Gress, e representantes do Deape.

Texto: Sara Goldschmidt/Ascom Sedac
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom

RS Norte

Noticias Relacionadas