• 25 de maio de 2024

Sebea conclui recolhimento de mais cavalos e carroças através do programa Canoas do Bem

A Secretaria Especial de Bem-Estar Animal (Sebea) concluiu, nesta sexta-feira (16), o recolhimento de 14 carroças e 11 cavalos. A ação faz parte do programa Canoas do Bem, que tem como objetivo trocar carroças e cavalos por um triciclo de reciclagem, cursos de capacitação, ajuda financeira de R$ 300, cesta básica e R$ 96 de vale-transporte mensais.

O programa está em sua 3ª edição e, nesta semana, entrou em sua segunda fase, contemplando mais 14 famílias canoenses com benefícios válidos por seis meses, podendo ser renovado por igual período.

“Já havíamos beneficiado 14 famílias na 3ª edição, porém, como mais famílias nos procuraram para participar do programa, fizemos a 2ª fase para atender mais 14 famílias, retirando mais 11 cavalos dos trabalhos forçados a que eram submetidos por um problema social. Os demais três animais foram apreendidos anteriormente”, explica a secretária da Sebea, Cristiane Fagundes.

Benefícios começam a ser entregues na semana que vem

A partir da próxima quarta-feira (21), a Sebea inciará a entrega dos benefícios para os novos participantes que, nesta 3ª edição do Canoas do Bem, contempla um total de 28 participantes (14 em cada uma das duas fases).

Com isso, o programa atingiu um total de 93 famílias beneficiadas, retirando 93 carroças das ruas da cidade, representando 46,5% do total de veículos de tração animal que existiam no município – 200, segundo levantamento da Sebea.

“As fiscalizações estão aumentando cada vez mais, garantindo o cumprimento da Lei 6.164/18. Queremos que todos que utilizem carroças façam a entrega dos cavalos e dos veículos e participem do programa para o recebimento dos benefícios. O Canoas do Bem não somente garante benefícios financeiros, mas também garante uma nova alternativa de renda e trabalho aos participantes, através dos cursos de capacitação”, afirma a secretária adjunta da Sebea, Fabiane Borba.

Confira abaixo o cronograma de entrega dos benefícios do programa Canoas do Bem:

Região Sudoeste: 21/09, 14h. Subprefeitura Sudoeste (8 pessoas beneficiadas).

Região Noroeste: 22/09, 14h. Centro Social Urbano (3 pessoas beneficiadas).

Região Nordeste: 23/09, 11h. Ginásio CAIC (1 pessoa beneficiada).

Região Sudeste: 23/09, 14h. Praça da Juventude (2 pessoas beneficiadas).

Legislação proíbe carroças
A Lei 6.164, de 2018, estabeleceu um prazo de dois anos para que os veículos de tração animal fossem proibidos de circular na cidade. No entanto, a legislação por si só não foi suficiente para garantir a libertação dos cavalos e a proteção social dos condutores.

A nova legislação, que institui o programa Canoas do Bem, foi aprovada pela Câmara de Vereadores em 28 de outubro de 2021, garantindo benefícios para aqueles que entregarem os animais e as carroças. O condutor de carroças que descumprir a lei poderá levar multa e ter o animal e a carroça apreendidos.

Escritório de Comunicação PMC

RS Norte

Noticias Relacionadas