Projeto de turismo avança e volta-se à implantação dos Planos Municipais
Sicredi Conexão e Sebrae-RS acompanham a execução das iniciativas definidas em cada município
O Projeto de Desenvolvimento do Turismo Regional, segue colocando em prática as ações elencadas nos Planos Municipais de Turismo e, na nova etapa, chamada de “Workshop 1”, o objetivo foi gerar engajamento e sensibilização das lideranças. Com visitas nos 19 municípios envolvidos, participaram destes momentos os representantes da Cooperativa e do Sebrae-RS.
De acordo com o Consultor do Sebrae-RS, Cassio Falkembach, nesta fase a intenção foi mobilizar a governança, através dos Conselhos Municipais de Turismo, para analisar os Planos Municipais e viabilizar que as ações saiam do papel. “Conseguimos conversar com 457 lideranças da região e procuramos abordar conceitos que deverão ser inseridos nestes projetos, como o Conceito de Competividade Turística, que é analisar o município a fundo para entender as fraquezas e as potencialidades e trabalhar em cima disso. Ainda, analisamos a experiência no turismo e a inovação, com exemplos práticos que podem ser instituídos”, conta Falkembach.
Com base nas vivências no decorrer da iniciativa, o consultor entende que a região possui diversos diferenciais para disponibilizar ao turista.
– Esta confiança dos envolvidos é extremamente importante. Além disso, a região possui um potencial turístico riquíssimo, mas existem outros segmentos interessantes para trabalhar, como gastronomia, turismo religioso, de aventura e de contemplação. Estas questões estão ligadas ao perfil que o viajante deseja, pois ele quer contato espiritual, com a natureza, quer admirar a vida mais simples e mais tranquila. Isso tudo a região possui. Outra vantagem é o espaço curto de deslocamento entre os municípios, pois em menos de 150 km temos uma diversidade de produtos e serviços enormes que podem ser ofertados ao turista. Por tudo isso, confio muito que este projeto vai ajudar muito a região – enaltece o consultor.
Momento ímpar no segmento do Turismo
Representando os municípios contemplados com o projeto, a secretária de Educação de Taquaruçu do Sul/RS, Diana Chiele dos Santos, destacou o momento ímpar que a região está vivenciando no desenvolvimento do turismo. “É hora de colocarmos em prática as ações elencadas no Plano Municipal do Turismo, acreditamos que todo o trabalho realizado até então pelo Sebrae e Sicredi foi muito positivo e nos mostrou que é possível, sim, desenvolvermos o turismo. Para isso, é necessário a união de esforços do poder público e privado e o trabalho coletivo dos municípios que fazem parte da região”, avalia Diana.
Mais de 1 mil sugestões elencadas
Nos municípios beneficiados com o projeto, foram elencados, 1.021 sugestões, destas, 519 são a curto prazo (com execução em 12 meses), outras 370 em médio prazo (até dois anos) e, as demais são a longo prazo (a partir de quatro anos). De acordo com o consultor, apesar do desafio a projeção é de bons trabalhos na região. “Sabemos que temos um desafio grande, mas pela forma que o projeto está sendo conduzido e pelo potencial que a região possui, avalio como viável cada passo que está sendo dado rumo a efetivação desta grande iniciativa”, diz Falkembach.
Próximos passos
Ainda serão feitas novas consultorias, quando começará oficialmente o trabalho de grupo, analisando as ações que foram previstas no Plano Municipal de Turismo. “Vamos elencar, através do Plano de Ação, entre 10 e 15 sugestões para serem realizadas até dezembro. A ideia é transformá-las em projetos e vamos apoiá-los na execução. Depois, haverá mais um encontro presencial em que serão trabalhadas a gestão destes projetos, com objetivos, metas, indicadores, definição de responsáveis e de orçamento. Após, teremos mais três encontros de consultoria para viabilizar a implementação dessas iniciativas definidas previamente. Esse cronograma se estenderá até primeira quinzena de dezembro”, frisa o consultor. O projeto de Desenvolvimento do Turismo regional é uma realização da Sicredi Conexão, Sicredi Região da Produção RS/SC/MG e Sebrae-RS.