• 18 de maio de 2024

Programa de bicicletas compartilhadas será retomado no mês de junho em Passo Fundo

 Programa de bicicletas compartilhadas será retomado no mês de junho em Passo Fundo

O projeto Passo Fundo Vai de Bici, que traz o uso de bicicletas compartilhadas para a comunidade de Passo Fundo, será retomado em breve. Vencedora do processo licitatório, a empresa Mobhis vem fazendo os trabalhos de instalação das dez estações que receberão as 80 bicicletas previstas em contrato. A reportagem da Rádio Uirapuru conversou com o secretário municipal de Esportes, Gilberto Bellaver, que vem tratando da retomada do programa das bicicletas compartilhadas.

O secretário salientou que a nova versão terá alterações para que a comunidade possa usufruir melhor das bicicletas, unindo os pilares da mobilidade urbana, saúde e lazer. Gilberto Bellaver explicou que a retomada ocorrerá ainda no mês de junho, provavelmente a partir do dia 19 ou 20, já com as novas estações.

Seguindo um mapa, Bellaver coloca a primeira estação na praça em frente à Cohab Secchi, seguindo em toda extensão da Avenida Brasil, até a Petrópolis, em frente a Faculdade Ideau, onde será colocada nova estação. O ponto central, na Praça do Teixeirinha, será deslocado da esquina com a Avenida Brasil para uma posição mais central, em frente a antiga prefeitura. Haverá, ainda, outra estação, localizada em frente ao Hipermercado Bourbon. Outras duas estações estarão na Avenida Presidente Vargas, além de uma novidade no Bairro Vera Cruz, mais precisamente junto ao módulo da Brigada Militar, em uma praça que será revitalizada dentro do programa Viva a Praça, localizada na Avenida Rio Grande.

No momento, os novos pontos estão em fase de instalação e a empresa Mobhis está colocando as sapatas que abrigarão essas estações. Gilberto Bellaver salinentou que a Secretaria de Esportes, junto da Secretaria de Planejamento, fez um estudo que apontou 8 bicicletas em cada estação, buscando maior rotatividade, somando as 80 bicicletas em um primeiro momento. Nisso, a empresa vai fazer o acompanhamento para que nenhuma estação fique sem bicicleta, e outras unindo o rodízio e também eventual substituição de alguns dos veículos.

A usabilidade vai ser mantida, com o cadastro do CPF do usuário, tendo direito a usar a bicicleta por duas horas, com descanso máximo de 15 minutos. Além disso, Gilberto pontua que as estações devem ficar abertas das 6h até às 22h, com estudo de extensão até meia-noite. Por fim, Gilberto Bellaver diz que a população já está acostumada ao uso consciente das bicicletas, o que deve ser mantido nessa nova fase do programa Passo Fundo Vai de Bici.

Créditos: Kleiton Vasconcellos / Rádio Uirapuru

RS Norte

Noticias Relacionadas