• 20 de junho de 2024

Prefeitura reúne moradores para discutir projetos de drenagem em locais vulneráveis a enxurradas na área urbana

 Prefeitura reúne moradores para discutir projetos de drenagem em locais vulneráveis a enxurradas na área urbana

Moradores de algumas das localidades mais vulneráveis às enxurradas na área urbana de Frederico Westphalen participaram de uma reunião com a administração municipal, nesta quarta-feira (15). O encontro aconteceu na Prefeitura de Frederico Westphalen, com a presença dos representantes do poder executivo municipal e da Secretaria de Coordenação e Planejamento (Seplan).

Estiveram na audiência moradores das ruas Caí, no bairro Aparecida, Campos Elíseos, bairros Itapagé e Centro, e Analisio Bossoni, no bairro Jardim Primavera, áreas urbanas que foram as mais atingidas na enxurrada de março. Aos cidadãos, o engenheiro da Seplan João Manoel Balestrin apresentou dados preliminares de um estudo técnico que está em andamento na secretaria e que vai embasar a elaboração dos projetos de drenagem.

Conforme a Seplan, os pontos dos bairros Aparecida e Jardim Primavera estão situados na parte mais baixa de duas bacias de drenagem do município. Assim, quando há grandes volumes de chuva em um curto período de tempo, situação observada no fim de março, o sistema de drenagem pluvial fica sobrecarregado nessas áreas e ocorre o extravasamento da água para a rua e residências.

A partir da reunião, a Seplan coletou relatos, sugestões e opiniões dos moradores sobre o comportamento das redes de drenagem em cada rua. Junto dos dados do estudo técnico, essas informações serão aplicadas na construção dos projetos de drenagem que a secretaria está desenvolvendo. Outras audiências com os moradores devem acontecer à medida que novos dados sejam compilados.

RS Norte

Noticias Relacionadas