|

Prefeito Orlando Girardi encaminha solução para problema histórico de falta de drenagem na Rua Caí

O prefeito de Frederico Westphalen, Orlando Girardi, busca uma solução para um problema histórico e que não foi priorizado nos últimos anos, relativo ao escoamento pluvial na Rua Caí, Bairro Aparecida.

Girardi esteve, juntamente com o secretário de Coordenação e Planejamento, Valdenir Cadore, na rua Caí e anunciou a aprovação de um projeto técnico no Programa Pluvial RS, que garantirá um investimento de R$ 1.753.178,82 — sendo 43% de contrapartida municipal — destinado à construção de uma nova galeria de escoamento pluvial na região.

Segundo Girardi, o projeto visa a continuidade e melhorias efetivas na drenagem urbana, que fatalmente deverá evitar alagamentos e a conservação das vias públicas.

De acordo com o projeto, a obra abrangerá as ruas Carlos Gomes e Avenida João Muniz Reis, interligando a nova estrutura à galeria já existente entre as ruas José Bonifácio e Caí. Estão previstos 200 metros de galeria pluvial, composta por peças pré-moldadas com dimensões externas de 2,90 x 2,90 metros e 1 metro de comprimento cada.

Segundo o titula da Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento (Seplan), o projeto foi desenvolvido para solucionar um dos principais pontos críticos de acúmulo de água no bairro, integrando o plano de infraestrutura urbana que busca fortalecer a drenagem superficial e subsuperficial, reduzindo os danos e prejuízos causados por chuvas intensas.

Solução para um problema histórico

A falta de escoamento eficiente das águas pluviais nas proximidades da Rua Caí tem causado prejuízos recorrentes aos moradores, especialmente àqueles que vivem em áreas mais baixas. Além dos danos materiais, o acúmulo de água compromete o trânsito local, dificultando o deslocamento de veículos e pedestres durante períodos de chuva forte.

“Essa é uma reivindicação histórica dos moradores do Bairro Aparecida, que enfrentam dificuldades toda vez que ocorrem chuvas mais fortes. Com essa obra, esperamos melhorar significativamente a vida dessas famílias, reduzindo as áreas de risco e as perdas ocasionadas pelos alagamentos”, ressaltou o prefeito Girardi.

Programa Pluvial RS: prevenção e desenvolvimento urbano

O Programa Pluvial RS é uma política pública estadual voltada ao apoio aos municípios gaúchos na execução de obras de drenagem, com foco na prevenção de alagamentos, mitigação de impactos climáticos e recuperação de vias atingidas por intempéries.

Em Frederico Westphalen, a iniciativa beneficiará diretamente os moradores do Bairro Aparecida, atualmente afetados por alagamentos recorrentes e deficiências na drenagem urbana. A expectativa é que, com a conclusão das obras, haja melhoria significativa na trafegabilidade, redução de prejuízos causados por chuvas e valorização da infraestrutura local.

Posts Similares