• 13 de abril de 2024

Passo Fundo: Café com Emprego – mais de 800 pessoas participam do evento

 Passo Fundo: Café com Emprego – mais de 800 pessoas participam do evento

Programa da Prefeitura auxiliou trabalhadores em busca de trabalho e empresas com vagas disponíveis

A oitava edição do Café com Emprego, realizada pela Prefeitura de Passo Fundo nesta quarta-feira (25) no Clube Comercial, reuniu grande público, com mais de 800 pessoas, em busca de vagas de trabalho.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira, esta edição se mostrou muito importante, porque contou com diversas vagas temporárias, que o comércio e os serviços estão procurando em função da época do ano, e a novidade de abrir um espaço exclusivo de vagas para quem tem mais de 50 anos e está em busca de colocação. “Estas vagas já existiam no salão principal nas outras edições, o que nós fizemos foi dar um espaço exclusivo e dedicado e uma atenção a este público que é mais sênior, que tem um currículo mais qualificado, porque ele já tem uma caminhada profissional de muitos anos.

O secretário aponta que o Executivo incentivou as empresas, são dez empresas das 32 que estavam no salão principal, para que disponibilizassem vagas para quem tem mais de 50 anos. “Isso dá a condição de quem foi procurar uma vaga concorrer com pessoas na mesma faixa etária, sendo que no salão principal eles concorriam com o menor aprendiz, com quem está na faixa de 25 a 40 anos, então fizemos esta separação, junto com a UPF Parque, numa parceria chamada Negócios da Maturidade, lançado na edição de hoje do Café com Emprego. Foi feito um cadastro dessas pessoas que serão acompanhadas ao longo do tempo, porque muitas delas já têm um currículo qualificado, mas precisam de atualização e essas pessoas poderão procurar a UPF ou a Escola das Profissões para essa reciclagem. Então esta é a riqueza de nos unirmos a UPF Parque ao A Escola das Profissões junto com o Café com o Emprego. Estes são dois programas da nossa gestão que dão oportunidade de emprego e renda para as pessoas e faz com que as empresas em apenas um local possam fazer essa seleção, essa busca ativa de pessoas que estão procurando vagas no mercado de trabalho”, frisa Oliveira.

Para a diretora da UPF Parque, Teofanes Foresti Girardi, o programa Negócios da Maturidade surgiu dos desafios enfrentados pela alta demanda de profissionais no mercado de trabalho e também pelo envelhecimento populacional. “Os indicadores da região comprovam que a força de trabalho acima dos 50 anos está ativa na nossa região, especialmente em Passo Fundo. O Programa Negócios da Maturidade possui três frentes. A primeira frente em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo, que visa oportunizar a inserção da mão de obra ativa de profissionais maduros, direcionando vagas às pessoas 50 mais, promovendo assim a diversidade geracional e contribuindo com o crescimento. Econômico e o balanço social das empresas. A segunda frente é direcionada a atualização e qualificação desses profissionais maduros, para que possam aperfeiçoar as suas competências. Por fim, a terceira frente promoverá o empreendedorismo relacional, criando oportunidade de formalizar as atividades e os pequenos negócios da indústria criativa para estas pessoas”, aponta a diretora.

Conforme o prefeito Pedro Almeida, a inovação, o empreendedorismo e o cuidado com as pessoas com mais de 50 anos foram o diferencial deste Café com Emprego. “Tudo isso faz o sucesso desse programa que nos traz parcerias importantes, além do entendimento da necessidade da população. Assim vamos evoluindo dentro do programa que vai entregando números que consolidam esse trabalho. Já são mais de mil pessoas que foram contratadas pelo Café com Emprego. Ano que vem, quando a gente voltar com ele remodelado, serão mais novidades, mas sempre com o objetivo de atender ainda mais a nossa população”, reforça o prefeito.

Em busca de recolocação, Jackson Mafessoni, esteve pela primeira vez no Café com Emprego. “É uma boa iniciativa, porque, depois de 50 anos para arrumar um emprego não está fácil, está muito concorrido, eu por exemplo, estou desempregado desde janeiro deste ano”, conta.

O jovem Ezequiel Terres da Rosa, 17 anos, também foi ao evento à procura de emprego. “Eu já trabalhei, estou fazendo curso no Senai, mas preciso trabalhar. Participei da edição do programa em agosto que também tinha muitas possibilidades de vagas”, explica.

Para Arthur Augusto Monteiro de Almeida, 17 anos, as empresas estarem num mesmo ambiente facilitou para quem procura emprego. “Estou desempregado desde outubro de 2022. Estou achando interessante participar do Café com Emprego pelo número de vagas oferecidas, tanto para menor aprendiz quanto para quem tem mais de 50 anos, e o melhor é que está concentrado tudo num mesmo local”, discorre.

Programa Negócios da Maturidade

O “Negócios da Maturidade” é um programa empreendedor que tem como propósito central facilitar, de maneira coordenada e direcionada, a inserção no mercado de trabalho para pessoas com mais de 50 anos, que residem em Passo Fundo. O programa busca contribuir para o crescimento econômico local ao incentivar a contratação de profissionais com mais de 50 anos, que permanecem ativos e interessados em oportunidades de emprego e aprimoramento pessoal e profissional.

RS Norte

Noticias Relacionadas