• 11 de outubro de 2024

HRO apresenta resultados positivos após mudança de gestão para o Estado

 HRO apresenta resultados positivos após mudança de gestão para o Estado

Desde o novo modelo de Gestão, assumido pelo Governo do Estado em maio de 2024, e da Consultoria fornecida pelo mesmo através do Hospital Santo Antônio de Blumenau, foram aplicadas diversas melhorias nos processos internos, com o objetivo de aprimorar os serviços e a autossustentabilidade financeira do HRO.

Para isso, muitas ações já foram realizadas, como a implementação de um setor de Gestão de Qualidade, novos leitos (5 UTI Pediátrica, 10 UCINCO, 2 UCINCA), redução de despesas, pesquisas de clima organizacional, reestruturação organizacional e fortalecimento das lideranças.

Após seis meses de muito trabalho e envolvimento da equipe, os resultados positivos do planejamento estratégico também já começaram a aparecer. Um deles foi a redução na média de permanência dos pacientes, que com a melhora de performance e agilidade no atendimento, passou de 5,6 dias para 3,6, uma queda de 30% no tempo anterior. Com isso, a taxa de ocupação teve um aumento de 18%.

Outro bom indicativo é o aumento do número de cirurgias eletivas, que apresentou 43% de crescimento. O número de cirurgias por sala também subiu, com aumento de 60% na taxa de ocupação. Esses números impactam diretamente na diminuição da fila de espera por cirurgias eletivas.

Além do valor recebido mensalmente, decorrente da produtividade do SUS e premiação do HRO por bom desempenho, por meio de um termo de convênio firmado com a Secretaria de Estado da Saúde, o Governo do Estado repassa mais R$ 4 milhões mensais ao hospital para a redução do déficit financeiro mensal, fato que não havia sido implantado por governos anteriores.

Outra novidade, inaugurada no dia 19/09, é a Classe Escolar Hospitalar do HRO, mais um projeto de humanização da assistência aos pacientes da Oncologia Pediátrica, que possibilitará aos estudantes entre 4 e 17 anos seguirem estudando e realizando as atividades escolares durante os períodos de internação. O projeto é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação, através da Coordenadoria Regional de Chapecó; do HRO, por meio da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira e do Núcleo de Voluntárias Formigas do Bem – SACH, incluindo também a Coordenadoria do Projeto Brincando no Hospital.

Dessa forma, o Governo do Estado de Santa Catarina e a Secretaria de Saúde do Estado têm sido grandes parceiros do HRO em busca da melhora da gestão da saúde pública do Oeste Catarinense.

RS Norte

Noticias Relacionadas