• 22 de julho de 2024

Dentro do programa Cidade Limpa, Codepas amplia número de caminhões para a coleta resíduos

 Dentro do programa Cidade Limpa, Codepas amplia número de caminhões para a coleta resíduos

A ampliação da frota da Codepas destinada ao recolhimento de resíduos faz parte do programa Cidade Limpa, uma iniciativa do Município implementada no ano passado para otimizar a manutenção e a limpeza urbana. Na tarde dessa quarta-feira (10), a companhia recebeu mais dois caminhões, passando a operar com oito veículos.

A Codepas é responsável pelo recolhimento de resíduos na região central desde 2010, atendendo a área conteinerizada. Conforme o diretor operacional, Fernando Pires, o investimento qualifica e aumenta a capacidade do serviço de acordo com a demanda da cidade. “Em 2023, tivemos um incremento significativo no volume de resíduos, tornando necessária a ampliação da frota. Em um comparativo, no mês de dezembro do ano passado, foram recolhidas 1.800 toneladas, o que representa 25% a mais com relação ao mesmo período de 2022”, enfatiza.

Diante do crescimento da demanda, o Município autorizou a abertura de uma licitação para a compra de dois novos veículos ainda neste primeiro semestre. Com o processo em andamento, a fim de garantir a prestação do serviço, realizou a locação dos veículos que foram entregues nesta semana.

Cidade Limpa
Com o programa Cidade Limpa, a Prefeitura já realizou uma série de ações focadas no descarte e no recolhimento de resíduos. O prefeito Pedro Almeida defende a importância do comprometimento coletivo em prol da limpeza e que atente à proteção do meio ambiente. “O Cidade Limpa une serviços, conscientização e educação com iniciativas do poder público. Temos potencial para trabalhar este tema junto com toda a sociedade. Quem ganha somos todos nós, que devemos ter uma cidade mais limpa, mais bonita e que descarta os seus resíduos adequadamente”, afirma.

Confira algumas ações

  • Na área conteinerizada, o número de coletas diárias foi ampliado. Hoje, o serviço acontece todos os dias, de segunda a segunda, incluindo feriados, quatro vezes por dia. Antes, o recolhimento era realizado nestes locais de segunda a sábado, duas vezes por dia.
  • A Prefeitura instalou 150 novos contêineres, ampliando a área conteinerizada, como nos bairros Cidade Nova e Rodrigues, e reforçando locais que tiveram aumento na demanda.
  • Nos bairros, a coleta porta a porta teve alterações em horários para qualificar o serviço tanto para a população quanto para os trabalhadores. Com mais caminhões operando, foi possível organizar o serviço somente nos turnos da manhã e da tarde, em todos os bairros. Desta forma, a coleta que era feita durante a noite em alguns pontos passou para o dia, diminuindo os transtornos ao trânsito e aumentando a segurança dos coletores.
  • Para facilitar o descarte de resíduos que não podem ir para a lixeira comum, a Prefeitura adotou o sistema de ecopontos móveis. Equipamentos são levados até os bairros, seguindo um cronograma, e disponibilizados às comunidades por um período de sete dias para o depósito de materiais como móveis desmontados, restos da construção civil e podas de árvores.

RS Norte

Noticias Relacionadas