• 8 de dezembro de 2023

Canoas terá mutirão de vacinação contra a Covid-19 e reduzirá idade para 19 anos até sexta-feira

 Canoas terá mutirão de vacinação contra a Covid-19 e reduzirá idade para 19 anos até sexta-feira

PMC DIVULGAÇÃO

PMC DIVULGAÇÃO

A Prefeitura de Canoas promove na quinta (19) e sexta-feira (20) um mutirão de vacinação contra a Covid-19. Até o final da semana, será possível reduzir a faixa etária para 19 anos (confira o cronograma abaixo). 

As 27 unidades básicas de saúde funcionarão em horário estendido nestes dois dias, das 8h às 20h, para atender o público. É necessário apresentar documento de identidade com foto e CPF e comprovante de residência. 

Para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidadesgestantes e puérperas, a vacinação segue na Sala de Imunização do Hospital Universitário de Canoas (HU), de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. No local, também está disponível a segunda dose da Pfizer para gestantes e puérperas que fizeram a primeira dose da AstraZeneca até 5 de junho.

Novo critério de distribuição

O salto na faixa etária será possível em função da adoção de novo critério de distribuição de doses, anunciado pelo governo do Estado na segunda-feira (16), o que corrigirá o déficit de doses que estavam sendo enviadas ao município nos repasses anteriores. A previsão é de que o município receba mais de 23 mil doses de imunizante nesta quarta-feira (18).  O novo cálculo não leva mais em conta o critério de faixa etária, mas quantas doses para primeira aplicação o município ainda precisa receber para alcançar 100% da população de 18 anos ou mais. 

Para corrigir o quantitativo de doses destinado a Canoas, a Prefeitura já havia notificado o Estado em três ocasiões. Na semana passada, durante agendas em Brasília, o prefeito Jairo Jorge chegou a entregar ofício ao Ministério da Saúde solicitando critério igualitário na distribuição de vacinas contra a Covid-19. No documento, era demonstrado que o município tem recebido menos doses do que outras cidades de mesmo porte ou até menores. O resultado é o atraso na imunização da população em comparação a outras cidades gaúchas, que já estão vacinando faixas etárias menores. 

Vacinação contra a Covid-19

Quinta-feira (19)

Público: pessoas com 22, 23, 24 anos ou mais

Locais: 27 UBSs

Horário: das 8h às 20h

Documentação necessária: documento de identidade com foto e CPF e comprovante de residência

Sexta-feira (20)

Público: pessoas com 19, 20, 21 anos ou mais

Locais: 27 UBSs

Horário: das 8h às 20h

Documentação necessária: documento de identidade com foto e CPF e comprovante de residência

Escritório de Comunicação – PMC

Agostinho Piovesan

Noticias Relacionadas